» Família » 10 Brincadeiras Antigas para Crianças

10 Brincadeiras Antigas para Crianças

Galeria
ciranda

As crianças de hoje em dia crescem e vivem cercadas de tecnologia, isso fez com que parte da infância tradicional vivida por muitas gerações, acabasse sendo deixada para trás. Parte dessa infância esquecida são as brincadeiras que as crianças faziam, junto de outras crianças que estimulavam o convívio social e hoje foram substituídas por jogos de vídeo games, computadores e smatphones.

Confira aqui uma lista com 10 antigas brincadeiras de crianças que foram o passatempo na infância de muitas gerações!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Amarelinha

    Um jogo que foi muito popular entre as crianças, principalmente entre as meninas. Funcionava assim: desenhava-se a amarelinha no chão e enumeravam-se casinhas do número 1 ou 9, e a última casa era o céu. A criança lançava uma pedrinha na casinha de número 1 e, então, percorria a amarelinha toda pulando em uma perna só uma casinha de cada vez, sem pisar na linha ou por o pé no chão, fazia a volta, se abaixava, pegava a pedrinha e seguia até terminar a amarelinha. Era lançada a pedrinha em uma casinha de cada vez, se errasse ao lançar a pedrinha ou apoiasse os dois pés no chão, a criança passava a vez para o próximo, quem chegasse ao céu ganhava.

  2. 2

    Pular Corda

    Duas crianças balançavam a corda enquanto uma pulava ao ritmo de cantigas cantadas pelas outras crianças. A corda ia subindo e a velocidade da corda aumentando de acordo com o ritmo das músicas, vencia quem conseguisse pular por mais tempo.

  3. 3

    Bandeirinha

    A brincadeira é simples, mas muito divertida. As crianças dividem-se em dois times, cada um tem o seu campo e, ao final de cada campo, tem uma bandeirinha. O objetivo é atravessar o campo do time adversário, pegar a bandeirinha e voltar – sem ser pego! Quem é pego fica congelado e só é descongelado se um amigo do mesmo time tocá-lo sem também ser pego.

  4. 4

    Esconde- Esconde

    Uma brincadeira sem limite de número de crianças e bem fácil de entender: uma criança fica de olhos fechados e conta até cem, enquanto as outras se escondem. Depois a criança sai para procurar os amiguinhos, que devem tentar conseguir chegar ao local combinado para “se salvar”. Quem for encontrado primeiro e não conseguir “se salvar” é quem vai contar depois enquanto os outros se escondem.

  5. 5

    Pular Elástico

    A brincadeira começa bem fácil e vai ficando difícil à medida que o elástico vai subindo. Brincam três crianças: duas delas ficam a cerca de dois metros de distancia e a outra criança fica no centro para pular o elástico enquanto as outras cantam a música da brincadeira que dita os movimentos: “pula em cima, pula fora, pula dentro”. Aos poucos o elástico vai subindo e quando quem está pulando errar, dá a vez ao próximo.

  6. 6

    Bolinha de Gude

    Uma brincadeira muito popular entre os meninos que começava na infância e muitos continuavam a brincar até a adolescência. A brincadeira era assim: fazia-se um buraco e os participantes tentavam acertar as bolinhas de gude dentro desse buraco. Quando alguém acertava o buraco, ganhava a chance de jogar a sua bolinha contra a bolinha dos outros, se acertasse uma ou mais bolinhas, elas passavam a ser suas. Se errasse, passava a vez ao próximo.

  7. 7

    Queimada

    Muito divertido que pode ser jogado por várias crianças com apenas uma bola. A brincadeira é assim: dividem-se as crianças em dois grupos iguais e cada uma tem seu campo. A bola é usada para tentar atingir os integrantes do outro time, mas se a criança agarrar a bola sem que ela tenha caído no chão, aquele que lançou a bola é eliminado. Vence aquele que conseguir ficar até o final, sem ser atingido.

  8. 8

    A-do-le-ta

    Popular principalmente entre as meninas, os jogos de adoleta são feitos apenas com as mãos, as crianças vão batendo as mãos e fazendo gestos ao som de cantigas, o ritmo vai aumentando e quem erra o movimento perde.

  9. 9

    Passa Anel

    É uma brincadeira para grupos de vários tamanhos. As crianças sentam-se em uma roda e uma das crianças fica com as mãos fechadas segurando um anel, essa criança vai a cada um da roda e passa suas mãos por entre as mãos dos outros participantes da roda, deixando o anel na mão de alguém. Depois de já ter passado o anel, a criança mostra suas mãos vazias e escolhe um participante da roda para dizer onde está o anel. Se a criança acertar, ela é quem vai passar o anel, se errar, aquele que está com o anel é quem irá passar o anel.

  10. 10

    As Cinco Marias

    A brincadeira pode ser feita com cinco saquinhos de areia ou com cinco pedrinhas e a criança pode brincar até sozinha, é um jogo de agilidade. O objetivo do jogo é pegar a pedrinha do chão enquanto outras são lançadas ao ar, e as pedrinhas devem ser pegas antes que as pedrinhas lançadas caiam.

Comentários
blog comments powered by Disqus