» Alimentos » Receitas » Acarajé receita

Acarajé receita

Galeria
Acarajé receita

O acarajé é um prato típico da Bahia que possui sua massa feita de feijão e um recheio bastante apimentado. Algumas pessoas não gostam do recheio do acarajé e acabam se deliciando apenas com o bolinho de feijão.

O recheio da acarajé pode ser feito com camarão, vatapá e até mesmo caruru, basta você escolher o sabor que mais lhe agrada e pronto, sirva-se a vontade.

Caso você ainda não conheça a receita do acarajé, basta acompanhar os passos abaixo e em alguns instante os seu bolinho de feijão e o seu molho para o acarajé estarão prontos para serem servidos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Gengibre ralado (1 colher de chá – para o molho)
  • Cebola (4 unidades)
  • Pimenta malagueta madura e moída (50 gramas – para o molho)
  • Azeite de dendê (500 ml)
  • Feijão fradinho quebrado (1 kg e meio – olho de pombo)
  • Sal (a gosto)
  • Molho de pimenta da Bahia (para o molho)
  • Dendê (50 ml – para o molho)
  • Cebola ralada (1 unidade)
  • Água (100 ml)
  • Sal (1 colher de chá - para o molho)
  1. 1

    Para iniciar o preparo do acarajé você deverá deixar o feijão de molho por aproximadamente 2 horas, após esse tempo você deverá esfregá-los para que as cascas se soltem por completo. Durante esse processo você precisa trocar a água do feijão mais ou menos 3 vezes, somente assim garantirá que toda a casa foi retirada. Esse feijão, ainda crú, deverá ser colocado em um processador após a água ter sido toda retirada, fazendo com que ele fique como uma massa bem fininha.

  2. 2

    As cebolas deverão ser batidas no liquidificador juntamente com 100 ml de água, uma delas deverá ser separada pra ser colocada no momento da fritura junto com o dendê. Em uma panela você deverá colocar a massa do feijão junto com a cebola e o sal, com o auxílio de uma colher de pau vá batendo a massa aos poucos até que ela aumente a consistência e o volume.

  3. 3

    Você precisará de uma outra panela do tipo caçarola para poder fritar os bolinhos de feijão. Coloque o azeite de dendê para aquecer e somente coloque a cebola batida quando esse já tiver levantado a fervura. Com uma colher de sopa, você deverá modelar os acarajés e colocá-los na panela para fritar até que fiquem com a cor dourada.

  4. 4

    Para preparar o molho com a pimenta da Bahia você deve colocar em uma panela o azeite junto com a cebola e deixar puxar por aproximadamente 1 minuto. Assim que passar esse tempo coloque os demais ingredientes, a pimenta, o molho de pimenta, o sal e o gengibre e deixe cozinhar por mais 3 minutos, sempre mexendo essa mistura.

  5. 5

    Feito isso, basta servir o acarajé com o molho de pimenta da Bahia, o bolinho deve ser frito na hora que for ser consumido, pois deve estar quente. A massa do acarajé deve ser prepara com pelo menos 4 horas antes do molho de pimenta.

Dicas e AVISOS
  • A pimenta da Bahia é um ingrediente bastante quente e picante.
Comentários
blog comments powered by Disqus