» Família » Bem-Estar da Família » Acessibilidade para deficientes: saiba mais

Acessibilidade para deficientes: saiba mais

Galeria
Acessibilidade para deficientes: saiba mais

Enquanto a maioria das pessoas têm outras preocupações, as daqueles que possuem algum tipo de deficiência, seja física ou mental, são direcionadas à usufruição de uma vida normal. E isso significa poder se manter conectado a todos e ao mundo à sua volta, encontrar maneiras de minimizar ao máximo os efeitos negativos que uma deficiência causa no cotidiano dos envolvidos. Não se trata apenas de ser piedoso e fazer caridade, os deficientes necessitam e desejam respeito - como qualquer um, desenvolver uma vida sem restrições, trabalhar, estudar, viver. Resumindo, querem uma vida longa, rica e com qualidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Segundo o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística) existem cerca de 148.000 cegos no Brasil. As dificuldades com as quais essas pessoas se defrontam diariamente no país se deve ao fato deste ainda se manter em um paradigma de sociedade defasada, mal estruturada e que não atende as necessidades nem das supostas "pessoas normais", quanto mais de alguém com algum tipo de deficiência. Mesmo assim, há pequenas exceções, como elevadores que apresentam teclado em braille ao lado do teclado numérico comum.

  2. 2

    Assim como nos elevadores, existem cardápios em braille, que embora sejam exigidos no Estado de São Paulo pela lei 12.363/97, são raros em restaurantes ou lanchonetes. A quase inexistência de fiscalização deixa os proprietários à vontade para ignorar a aplicação da lei e mais uma vez, os cegos são obrigados a vivenciar, quase sempre, um processo de exclusão que parece estar arraigado na sociedade brasileira, que por essas e outras, está longe de se constituir em nação, de fato.

  3. 3

    Outros que enfrentam batalhas rotineiras são os cadeirantes. Apesar da demora, enfim, foram produzidos ônibus de transporte público com rampas de acesso. Contudo, dependendo da cidade e do interesse dos empresários que monopolizam o transporte coletivo no Brasil em diversas cidades - metrópoles ou não -, esses ônibus podem ser escassos e não será muito difícil encontrar cadeirantes tendo que aguardar por mais de uma hora um ônibus que tenha mecanismos que possibilitem sua entrada.

  4. 4

    Para quem possui deficiência auditiva e de fala, ainda existem outros meios de expressão como as linguagens de sinais, pelas quais as mãos se tornam boca e ouvidos. Existem diversos cursos de LIBRAS (língua brasileira de sinais) espalhados pelo país e com participação inclusive de pessoas sem as deficiências citadas. Isso ocorre seja porque têm algum parente ou amigo com a dificuldade ou ainda, pura e simplesmente por interesse isolado e próprio em deter uma técnica possivelmente útil em caso de emergência.

Dicas e AVISOS
  • Existem etiquetas eletrônicas que ao serem rastreadas por um leitor específico reproduzem o áudio com a descrição do objeto.
  • Para deficientes visuais, existem áudio-livros dos mais variados temas. Porém, geralmente são vendidos a preços exorbitantes. Vale a pena realizar uma pesquisa de preços.
Comentários
blog comments powered by Disqus