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Administração de marketing

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Administração de marketing

Marketing é desenvolvimento de sistemas eficientes visando direcionar o fluxo onde indivíduos e grupo obtém o que necessitam e desejam, através da oferta e troca de produtos. A área possuiu diferentes orientações em cada empresa, mas no geral é focado na melhoria e controle da área de vendas e no cliente em si, gerando novos produtos que possam melhor atender as suas necessidades.

Boa parte da administração de marketing se apóia principalmente no composto de marketing, mais conhecido como os “4Ps" (produto, preço, promoção e praça). A promoção estuda as melhores formas e canais de como o produto será divulgado. Praça está relacionado a localização, acesso e ponto de vendas onde seu produto será comercializado. Preço está ligado a ao planejamento de precificação do produto para o consumidor final.

Com o novo modelo de mercado atual, a área de marketing tem enfrentado vários desafios para manter o seu cliente fiel, buscando cada vez a melhoria de seus serviços e produtos, moldando-os para fornecer uma experiência única. O cliente atual quer cada vez mais uma experiência de compra personalizada, além de um pós-venda eficiente que atenda suas expectativas também após a aquisição do produto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A área de marketing pesquisa por alguma abertura em um nicho de mercado acessível por onde possa investir. Realiza projetos para definir necessidades em aberto e como poderia satisfazer e manter esses clientes.

  2. 2

    Tendo observado um nicho em potencial, é iniciado o desenvolvimento do produto em questão. Enquanto se avalia os custos e outras despesas do projeto, é realizada pesquisas diretamente com o público para avaliar a recepção do produto no nicho de mercado projetado.

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    Enquanto o produto é desenvolvido, é projetado seu ciclo de vida médio, para saber como será o retorno financeiro durante sua introdução no mercado, seu período de desenvolvimento e maturação, e finalmente declínio, onde devem ser criadas medidas para mantê-lo competitivo.

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    Após o término do produto, é definido como será as ações de divulgação e promoção, além dos pontos de vendas e preço para o consumidor final. Todas as medidas são pesadas de acordo com as necessidades da empresa e o impacto diante a concorrência.

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    O produto é lançado ao público, e as ações de divulgação ficam maiores para melhor promovê-lo. A área de marketing organiza um banco de dados com as informações sobre a recepção dos clientes acerca do produto, para utilizar como melhoria depois.

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    Após a aquisição do produto, a atenção é dedicada a área de pós-venda, para que possa auxiliar o cliente da melhor forma, atendendo suas expectativas e mantendo-o fiel a empresa.

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