» Dinheiro » Carreiras » Agendamento seguro desemprego: como fazer

Agendamento seguro desemprego: como fazer

Galeria
Agendamento seguro desemprego: como fazer

O seguro desemprego é um benefício social temporário que possui o intuito de auxiliar financeiramente o trabalhador que tenha sido dispensado, sem justa causa ou por um motivo de força maior, de suas atividades. Com ele, o trabalhador poderá sustentar-se e a sua família enquanto procura uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Tem direito a receber o seguro desemprego qualquer trabalhador que tenha sido dispensado de suas atividades sem justa causa, inclusive de forma indireta e que comprove ter trabalhado e recebido salários por no mínimo seis meses consecutivos anteriores ao desligamento e não esteja recebendo nenhum outro tipo de benefício social. Além disso, o trabalhador não pode possuir nenhum outro tipo de renda própria, de qualquer natureza, de valor igual ou superior a um salário mínimo.

Para garantir o benefício, é necessário procurar um posto de atendimento do SINE (Sistema Nacional de Emprego). Em Minas Gerais, principalmente na capital BH, o trabalhador também pode procurar uma Unidade de Atendimento ao Trabalhador, também conhecidas como UAI.

Saiba agora como fazer o agendamento de seu seguro desemprego através da internet de forma simples e prática e garanta já o seu benefício.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de realizar o seu agendamento, é necessário que você reúna todos os documentos necessários para dar entrada a sua solicitação. Esses são: requerimento do seguro desemprego SD/CD 02 (duas vias - verde e marrom); cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão; Carteira de Trabalho e Previdência Social, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT (devidamente quitado, acrescido do Termo de Quitação) ou Termo de Homologação; documento de identidade com foto; CPF e documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS).

  2. 2

    Após reunir toda a documentação necessária, realize o agendamento de sua requisição clicando aqui. Será aberta uma página em que você precisará escolher uma data e um local em que será feita a sua requisição. Lembre-se que você possui de sete a 120 dias após a rescisão do contrato de trabalho para fazer a solicitação do seguro desemprego, após esse prazo, o trabalhador perde o direito ao benefício. Após escolher seu horário, clique em “próximo passo”.

  3. 3

    Agora, preencha os dados que serão solicitados no site. Fique atento (a) quanto às informações digitadas, pois nenhuma delas pode conter erros. Quando terminar, clique em “próximo passo” e finalize o seu agendamento. Quando chegar a data escolhida, compareça a unidade selecionada portando a documentação exigida para dar entrada a sua solicitação.

Dicas e AVISOS
  • O processo listado neste artigo é válido para o estado de Minas Gerais. Para realizar o agendamento nos demais estados brasileiros, procure o SINE de sua cidade ou a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Boa sorte!
Comentários
blog comments powered by Disqus