» Hobby » Carros » Alarmes para motos: como instalar

Alarmes para motos: como instalar

Galeria
Alarmes para motos: como instalar

O comércio brasileiro apresenta muitas opções e com diferentes funcionalidades acessíveis e com preço relativamente reduzido, os dispositivos para impedir o roubo ou furto tornaram-se grandes aliados dos motociclistas.
Sobretudo o preço do seguro ainda é muito caro e muitas seguradoras e corretoras sequer oferecem seguro para motos. A alternativa pelos dispositivos de segurança – alarmes – é uma ótima solução. Para esclarecer dúvidas sobre instalação de alarme em motos, abaixo segue um exemplo de instalação do alarme Pósitron DuoBlock dedicado para Honda CG 125 Fan.

Instruções
  1. 1

    Parte Mecânica - Desmontagem da motocicleta:

    Antes de qualquer coisa, faça a leitura do manual de uso e instalação do alarme.
    Certifique-se conter os seguintes itens; controles remotos, módulo do alarme, sensor de movimento e os demais acessórios.

    Para iniciar a instalação, remova o banco e as tampas laterais da motocicleta.
    Caso ache necessário use apenas o multímetro, para testar os pontos de conexão da motocicleta.
    E para uma segurança maior, sempre desconecte o cabo terra da bateria. Em seguida, solte o parafuso que prendem a rabeta ao paralama.
    Depois, solte o parafuso de gancho de fixação de carga do lado direito.

    Utilize um pano com álcool isopropílico para limpar o local onde será fixado o módulo do alarme, e o sensor de movimento.
    Fixe o modo do alarme utilizando a fita dupla face fornecida. Conecte o chicote no módulo e na sirene. Depois encaixe a sirene com o suporte entre o chassi e o gancho de fixação de carga, utilizando o parafuso de 10 mm da motocicleta.
    Em seguida, fixe o sensor de movimento, utilizando a fita dupla face fornecida. Ficará nessa ordem: Sirene, módulo e sensor.

    Para facilitar a passagem do chicote, solte o parafuso de 10 mm da bateria. Depois passe do lado direito para o esquerdo da motocicleta, por cima do ducto da entrada de ar.

  2. 2

    Parte Elétrica - Conexões da moto:

    Para ligar o fio vermelho de alimentação do alarme, desconecte o cabo positivo da bateria. Passe o terminal por dentro da capa plástica que protege o borne e conecte-os novamente.

  3. 3

    Observações:

    Caso a motocicleta possua motor de partida, este procedimento poderá ser realizado no borne positivo do relé de partida ao invés da bateria. Para ligar o fio vermelho preto de alimentação pós-ignição, localize a coifa plástica à esquerda da bateria, e desconecte o conector de 2 vias.

    Em seguida, realize as ligações do chicote do alarme com os da motocicleta nos respectivos conectores. Depois, na carenagem traseira esquerda, localize a coifa plástica e desconecte os fios das setas nas cores laranja e azul. Após isso realize as conexões do chicote do alarme com as da motocicleta, obedecendo às cores.

    Para finalizar, realize a conexão da alimentação terra. Para isso conecte o fio verde do alarme ao fio verde da motocicleta localizado na mesma coifa plástica dos fios das setas.

    Caso a motocicleta possua motor de partida, os fios de bloqueio deveram ser conectados nos fios start do rele de partida.
    Conecte o cabo terra na bateria e realize os testes do alarme, antes de realizar as montagens da motocicleta.

Comentários
blog comments powered by Disqus