» Saúde » Boa Forma » Alergia alimentar

Alergia alimentar

Galeria
Alergia alimentar

O sistema imunológico do Ser Humano é extremamente capaz de protegê-lo das mais variadas ameaças externas. As alergias geralmente são causadas por substâncias externas que, ao entrarem em contato com as células de defesa do nosso organismo, desencadeiam um processo inflamatório que visa eliminar totalmente a ameaça. No entanto, podem ocorrer algumas “falhas” no processo de identificação entre a célula de defesa do organismo e as moléculas consideradas perigosas. As alergias alimentares são causadas quando o próprio organismo considera um alimento inofensivo como um “inimigo” do sistema e tenta eliminá-lo, geralmente com a liberação de histaminas e outras toxinas que possuem alto poder de destruição. Com isso, o corpo sofre reações típicas de um processo inflamatório, como inchaços, prurido, vermelhidão e vários outros sintomas. A melhor forma de se livrar dos processos alérgicos é evitar a ingestão de alimentos com os quais o indivíduo não possui tolerância.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Procure a ajuda de um médico.
    Antes de tudo, é fundamental buscar a ajuda de um profissional especialista na área de imunologia e alergias. Geralmente, é feito um teste que permite ao médico ter um panorama geral de quais substâncias o paciente é intolerante. Após obter uma lista de substâncias, o primeiro passo a se tomar é evitar tais alimentos a qualquer custo, em especial aqueles com maior intensidade na causa de processos alérgicos.

  2. 2

    Faça uma reeducação alimentar.
    Após estabelecer quais alimentos desencadeiam a alergia, o paciente deve consultar um nutricionista para que a sua dieta seja regulada de modo a evitar tais substâncias. É importante levar essa etapa a sério, pois a restrição de certos alimentos pode desequilibrar a dieta, o que leva o indivíduo a buscar outras fontes de nutrientes como gorduras e outras substâncias prejudiciais à saúde.

  3. 3

    Conheça os produtos mais comuns que podem desencadear uma reação alérgica no organismo.
    Em teoria, qualquer substância pode causar um processo alérgico, mas alguns produtos são muito mais propensos a isso. Geralmente os ovos, leite, amendoim, frutos do mar – em especial o camarão – soja, frutas, secas e trigo, são substâncias em que uma boa parte da população é intolerante. Por isso, a única forma de saber se o paciente possui essas alergias é através de um exame específico para cada uma delas.

  4. 4

    Conheça os sintomas.
    Geralmente os sintomas de alergia são comuns a vários indivíduos. Os principais são inchaços na região da face, falta de ar, cólicas estomacais, vômito e náusea. Outros sintomas como dificuldade para deglutir, irritação no trato digestivo superior, corrimento nasal e manchas escamosas na pele são um pouco menos comum.
    De modo geral, uma visita periódica ao médico e um controle da alimentação pode proporcionar uma qualidade de vida normal para quem possui uma alergia alimentar.

Comentários
blog comments powered by Disqus