» Saúde » Alergia na pele

Alergia na pele

Galeria
Alergia na pele

A alergia é uma reação comum do sistema imunológico frente a substâncias possivelmente nocivas ao organismo. Nosso corpo foi criado com um sistema de proteção extremamente eficaz que utiliza um reconhecimento de moléculas próprias e não próprias pelas células de defesa do corpo. No entanto, algumas pessoas podem apresentar uma intolerância anormal a certas moléculas não pertencentes ao organismo. Caso o sistema imunológico encontre alguma dessas moléculas, é desencadeada uma série de eventos nas células de defesa que começam a combater o alérgeno. Os sintomas da alergia são causados devido à liberação de sustâncias tóxicas por células de defesa chamadas de mastócitos e basófilos. Embora essas células sejam importantes na defesa contra microrganismos e outras moléculas invasoras potencialmente perigosas, muitas vezes a sua ativação pelo sistema imunológico causa danos colaterais ao próprio organismo. O prurido e irritação característicos de processos alérgicos são causados em sua maioria pelo próprio sistema imune e podem ser controlados por medicamentos anti-histamínicos e corticoides. De forma geral, um dos processos mais importantes é identificar e eliminar o agente causador da alergia no organismo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Busque a ajuda de um especialista.
    Antes de iniciar qualquer procedimento, procure um médico para ter certeza de quais substâncias são intolerantes ao seu organismo. Geralmente os exames são feitos com a utilização de substâncias mais comuns capazes de provocar alergias na pele. Esse teste deve ser realizado somente na presença de um especialista e vai proporcionar um panorama geral das alérgenos as quais o paciente é sensível.

  2. 2

    Evite entrar em contato com os alérgenos.
    Após descobrir os causadores da alergia, é imprescindível que o paciente evite tais substâncias. Essa ainda é a melhor forma de prevenir as reações mais comuns, como prurido, inchaço no local, vermelhidão e outros sintomas. Em algumas ocasiões, o paciente pode ser exposto de forma proposital aos agentes causadores da alergia como uma forma de tratamento chamada de dessensibilização. Essa técnica visa “imunizar” lentamente o organismo para evitar reações exageradas em prováveis exposições no futuro.

  3. 3

    Tratamento para as formas mais comuns de alergias na pele.
    A utilização de corticosteroides ainda é uma das formas de tratamento mais utilizadas atualmente. Esses medicamentos atuam regulando a resposta inflamatória, que é responsável pelos efeitos prejudiciais à pele. O seu médico é sempre o profissional mais indicado para realizar qualquer tratamento nos casos de reações alérgicas.

  4. 4

    Cuide da sua pele.
    Alguns cuidados podem evitar alergias na pele. A utilização de roupas leves e largas ajuda a manter a a saúde da pele. Além disso, a utilização de tecidos feitos 100% de algodão é a melhor maneira de evitar irritações causadas por outros tipos de tecido. Cuidar bem da sua pele vai garantir uma vida mais saudável e livre de alergias.

Comentários
blog comments powered by Disqus