» Casa » Manutenção Doméstica » Alicate amperimetro: saiba mais

Alicate amperimetro: saiba mais

Galeria
Alicate amperimetro: saiba mais

O alicate amperímetro é um instrumento de medição, com várias funcionalidades. É uma das ferramentas indispensáveis na engenharia elétrica e na área eletrônica. No mercado encontram-se facilmente vários modelos e marcas disponíveis, com diferentes preços. Além disso, podem ainda ser modelos digitais ou analógicos.

Aprenda aqui mais sobre o alicate amperímetro, como o usar e algumas recomendações gerais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Como o próprio nome indica, um alicate amperímetro é uma ferramenta de medição que serve para medir os amperes da corrente elétrica. Existem alicates amperímetros para medir a corrente contínua e outros para a alternada. Podem ainda ser digitais ou analógicos. Os analógicos têm a vantagem de serem mais precisos, enquanto que os eletrônicos têm uma melhor visualização, uma vez que têm LCDs com luz de fundo.

  2. 2

    Não deve utilizar um alicate amperímetro sem antes estudar o circuito que vai medir. Deve também certificar que vai usar o instrumento correto, uma vez que, se tentar medir a corrente com o amperímetro errado, poderá acabar por danifica-lo. Também não seja descuidado no processo. Lembre-se que uma descarga elétrica no seu corpo pode ser mortal. Por isso, em caso de dúvidas não efetue a medição e peça ajuda qualificada e especializada.

  3. 3

    O alicate amperímetro deve sempre ser em série ao sistema para ser usado em segurança. Como sua resistência e muito pequena, o amperímetro não interfere na leitura da corrente existente no circuito.

    Esta forma de utilização não se verifica quando se procura medir um circuito de corrente alternada, uma vez que tanto faz a forma como coneta o amperímetro. No entanto, num circuito de corrente contínua devemos nos certificar que esta entra no amperímetro pelo seu polo positivo (normalmente é indicado pela cor vermelha ou pelo símbolo +) e sair pelo polo negativo respetivo (normalmente é indicado pela cor preta ou pelo símbolo -).

  4. 4

    O alicate amperímetro tem fusíveis internos para proteção, para quando a corrente que vai medir for maior que a sua capacidade. Se isto acontecer e queimar os fusíveis do seu instrumento, mantenha sempre alguns de reserva para os podr substituir.

    Nunca utilize o amperímetro em paralelo, em vez de em série. Isto provocará, quase certamente, um curto-circuito, que poderá danificar alguns pontos do seu circuito ou os fusíveis. Por tudo isto, nunca utilize o alicate amperímetro sem ter a certeza do que está fazendo. Não tenha vergonha em perguntar a especialistas na matérias por dicas e conselhos de utilização.

Comentários
blog comments powered by Disqus