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Alimentação para atletas: confira dicas

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Alimentação para atletas: confira dicas

Uma alimentação balanceada para os atletas é de fundamental importância para a manutenção da saúde e a melhora da performance. Os resultados chegam mais rápido e a saúde fica preservada, sem desgastes ou deficiência de algum nutriente.

Já está comprovado que a nutrição adequada promove uma melhora no desempenho e cada modalidade esportiva pede um tipo específico de alimentação, tendo sempre como objetivo o equilíbrio.

O ideal é que o atleta tenha um acompanhamento de um nutricionista, para que seja prescrita uma dieta individualizada, pois cada organismo reage de maneira individual aos treinos intensos.

Alguns nutrientes não podem faltar nas dietas da maioria dos atletas, pois são responsáveis pela reposição da energia que desgastam nos treinos e pela manutenção e hipertrofia dos músculos, que alguns esportes exigem.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    Alimentos que Melhoram o Desempenho dos Atletas

    Alguns alimentos promovem uma melhora no desempenho de qualquer modalidade esportiva.

    - Aveia – possui fibras solúveis e vitaminas do complexo B, evitando o cansaço e estresse.
    - Carne Vermelha – alimento rico em proteína, Ferro Zinco e Vitamina B12. Evita a fadiga e melhora o desempenho mental.
    - Peixes - (salmão, atum, truta, sardinha, cavala e arenque) – alimento rico em ômega 3, potente antioxidante, anti-inflamatório natural e atua na prevenção de doenças cardiovasculares.
    - Iogurtes – são probióticos, ou seja, são micro-organismos que promovem o equilíbrio da flora intestinal, proporcionando uma absorção mais eficaz dos nutrientes..
    - Tomate – possui licopeno e vitamina C, é um antioxidante que previne o envelhecimento celular e atua no sistema imunológico, aumentando a resistência à infecções.
    - Batata Doce – Alimento rico em potássio, fósforo, cálcio, ferro, vitamina A e do complexo B. Reforça o sistema imunológico e possui propriedades antioxidantes.

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    Dicas Para as Refeições

    - Faça todas as refeições do dia balanceadas, com todos os nutrientes, como carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz), proteínas ( carne, ovos leites e derivados), vitamina ( frutas, legumes e verduras), minerais ( frutas, verduras e legumes), fibras e água.
    - Procure fazer no mínimo quatro refeições por dia, se estiver querendo perder peso, reduza a quantidade de alimentos, mas não de refeições.
    - Faça um lanche no meio da manhã e no meio da tarde com alimentos mais leves como uma fruta, barra de cereal, iogurte ou vitamina.
    - Faça um café da manhã bem farto, contendo leite, pães integrais, cereais e frutas.

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    Suplementação Alimentar

    Alguns esportes provocam um desgaste físico muito grande, devido a treinamentos intensos, tendo o atleta que recorrer em muitos casos à suplementação alimentar, é o caso da musculação e fisiculturismo que para surtir efeito requerem uma reposição de proteína e outros nutrientes.

    A corrida também exige do atleta um esforço físico muito grande e o atleta perde muitos minerais, que deverão ser repostos durante a atividade física.

    É importante saber que a suplementação alimentar deve ser sempre orientada por uma nutricionista, que vai avaliar suas necessidades e carências.

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