» Saúde » Alisante de Cabelo: conheça

Alisante de Cabelo: conheça

Galeria
Alisantes de pH alto são utilizados poucas vezes ao ano.

O alisante de cabelo é um produto com base química utilizado para alterar o aspecto de cabelos classificados como “crespos”, “ondulados” e “encaracolados”. Apesar de ser utilizado majoritariamente por quem deseja ter um cabelo com aspecto liso, ele também pode ser usado por quem quer destacar ou dar brilho ao liso natural. É necessário passar por uma avaliação de um profissional da área para ter certeza sobre qual tipo de alisante deve ser aplicado sobre os fios, já que a aplicação do produto pode resultar em alergias e, se o cabelo não for forte, o procedimento não deve ser realizado.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    O alisamento com hidróxido de sódio é o mais eficaz em quem possui cabelos “crespos”. Tem alta eficiência e deve ser aplicado somente por profissionais devido a sua composição química alcalina, ph13. Se mal aplicado pode provocar queimaduras e cegueira. Este tipo de alisamento não deve ser feito mais de quatro vezes por ano, sendo necessário o uso de produtos que neutralizem as suas características químicas após a aplicação.

  2. 2

    O trioglicolato de amônio é um tipo de alisante que pode ser aplicado com maior frequencia que o hidróxido de sódio, por ser mais fraco, possuindo pH 9, que remove o sebo. Pode ser aplicado em cabelos lisos, de raiz lisa ou com poucas ondulações. Não se deve lavar os fios antes de 48 horas após a aplicação. Assim como o hidróxido de sódio, ele deve ser aplicado somente por um profissional, que fará um teste para saber se o triglicolato de amônio é o ideal para aquele tipo de cabelo e que não haverão reações adversas posteriores, como alergias ou coceiras.

  3. 3

    O Hidróxido de Guanidina é um alisante proveniente da mistura do hidróxido de cálcio e do carbonato de guanidina, possuindo o pH11. É eficiente em cabelos crespos que são sensíveis a tratamento químico e cabelos mistos. Deve-se evitar utilizá-lo juntamente com tinturas de cabelos para evitar possíveis danos aos fios. Diferentemente dos outros tipos de alisamento, ele pode ser aplicado diretamente pelo usuário, desde que previamente orientado por um profissional da área. É importante hidratar os cabelos antes e também depois o processo de alisamento, para manter a saúde dos mesmos.

Dicas e AVISOS
  • Caso tenha dúvidas sobre qual tipo de alisamento efetuar, consulte um profissional da área.
  • Alisamentos com baixo pH deve ser feito mais vezes por ano, mas possuem baixa eficácia.
  • Evite contato dos produtos utilizados com os olhos.
  • Evite aplicar o alisamento em pessoas grávidas.
Comentários
blog comments powered by Disqus