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Alongamento e Aquecimento

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Alongamento e Aquecimento

Muitas pessoas que praticam atividade física não fazem aquecimento nem alongamentos, colocando em perigo a sua forma e o próprio corpo. Por desconhecimento ou por pura preguiça, ao não fazerem estes simples exercícios estão a arriscar uma grave lesão física e a condicionar a recuperação do seu metabolismo no dia seguinte.

Os alongamentos são, assim, exercícios que se efetuam antes e após a atividade física e que servem para aumentar a flexibilidade do corpo e dos músculos, tornando-os menos vulneráveis a lesões. Ao praticar uma série de alongamentos antes de começar a sua atividade física, estará a praticar então o aquecimento do seu corpo. Ao efetuar no final da atividade física, estará a deixar o seu metabolismo melhor preparado para a recuperação.

Aprenda aqui os benefícios dos alognamentos, quando efetuados como deve ser, e como estes devem ser executados.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    Os alongamentos servem então para potenciar a circulação sanguínea do seu organismo. Além disso, deixa o seu corpo mais leve e solto após fazer os exercícios, ficando assim mais apto para a atividade física que vai praticar. Por sua vez, quando executados no final da atividade física, deixa os músculos relaxados, melhorando assim a recuperação do seu corpo para o próximo dia.

    Não deve, no entanto, forçar os músculos durante os alongamentos, pois também pode levar a lesões. Quanto mais idosa for a pessoa, mais gradual devem ser os alongamentos praticados. Além disso, não deve esquecer de respirar regularmente enquanto os pratica, de forma a melhorar a circulação sanguínea no seu metabolismo.

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    Agora que já sabe o que são os alongamentos e para que serve o aquecimento, aqui está uma série de exercício que deve colocar em prática antes de qualquer atividade física. Mesmo que esteja com pouco tempo, nunca deve evitar uma série de alongamentos. Esta pode começar com o exercício de puxar a parede, ou seja, encostando ambas as mãos a uma parede, com uma das pernas bem estendida atrás e a outra flexionada à frente, com o tronco reto e os braços perpendiculares às costas.

    Depois, em posição vertical, coloque o calcanhar de um dos pés junto aos glúteos e segure com uma mão. Troque de pé e volte a alternar durante cerca de 12 segundos.

    Afaste agora as pernas, mas não que ultrapassem a distância da largura dos seus ombros. Sem flexionar nunca as pernas, baixe ambas as mãos até tocar no chão. Depois toque com ambas as mãos no pé direito e depois no pé esquerdo. Repita.

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    Ainda em pé, coloque um braço cruzado em frente ao peito. Com a outra mão, segure o cotovelo e pressione até sentir o ombro a alongar. Troque de braço e faça o mesmo.

    Depois coloque um braço atrás da cabeça e pressione com a outra mão o cotovelo para baixo. Esse exercício serve para alongar os tríceps. Troque de braço e volte a repetir o processo.

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