» Hobby » Carros » Alternador para fusca: como instalar

Alternador para fusca: como instalar

Galeria
Alternador para fusca: como instalar

Fazer a instalação do alternador no fusca não é complicado como parece. Em geral, quem deseja fazer essa troca é porque o carro ainda está com dínamo, que como peça é até bonito, mas para um melhor funcionamento, o alternador é mais indicado e a manutenção também fica fácil, pois as principais lojas de autopeças trabalham com alternador.
Entender sobre o funcionamento do carro e trocar as peças, é um desafio que donos de automóvel compartilham. Com o tempo de uso, conversa com amigos e idas a oficina, despertam essa vontade de aprender sobre a mecânica e o sistema elétrico.

Instruções
  1. 1

    Você irá lidar com a parte elétrica do carro, então, comece desconectando as chaves de ligação da bateria são aqueles prendedores que ficam de cada lado na parte de cima, chamados borne. A bateria do fusca fica debaixo do banco carona, puxe o banco e logo verá. Preste atenção nas posições, não deixe os cabos descansando sobre a bateria e nem a tire do lugar enquanto executa a instalação do alternador.
    Esse procedimento é simples e sem riscos.

  2. 2

    Desparafuse os parafusos do dínamo onde estão ligados os fios e observe as cores, que são indicadores da polaridade de energia positiva e negativa. Em seguida tire a correia
    Agora remova o dínamo por completo, verifique o apoio e o solte.

  3. 3

    Pegue o alternador e inicie a instalação colocando na mesma fonte de apoio em que estava a antiga peça. Prenda bem para não se soltar com solavancos eventuais que o carro está sujeito quando em movimento.

    Pegue os fios que estavam no dínamo e fixe um de cada vez no alternador, respeitando a polaridade dos terminais que não pode de forma alguma ser alterada.
    O fio por onde passa energia positiva deve ser fixado no borne positivo e o negativo ao negativo.

  4. 4

    Coloque a correia no alternador e prenda na polia conforme estava na peça retirada. Verifique se a correia ficou bem presa e sem folgas, sendo que a correia não pode ficar muito tensionada.
    Para saber se a correia está com a folga certa, pressione com o dedo indicador, no sentido de fora para dentro, ela deve recuar apenas 10 milímetros.

    Ligue os cabos da bateria procedendo conforme a retirada, só que agora colocando.

Dicas e AVISOS
  • É importante conhecer a amperagem do alternador e da bateria para adicionar mais caixas de som e cornetas automotivas. Se perceber qualquer tipo e aquecimento após a instalação, troque o relê.
  • Antes de colocar a correia do alternador, verifique se está gasta, caso esteja, substitua por uma nova. Se a correia arrebentar trava o motor e o dano é grande, além do conserto ficar caro.
Comentários
blog comments powered by Disqus