» Hobby » Carros » Alternador para fusca: como trocar

Alternador para fusca: como trocar

Galeria
Alternador para fusca: como trocar

Quando está em funcionamento, o motor do seu Fusca gera eletricidade para carregar a bateria do veículo, proporcionando um armazenamento de energia elétrica para ser utilizada enquanto o motor não estiver ligado. A peça responsável pela recarga da bateria é o alternador.
O alternador gera energia tanto para carregar a bateria quando para alimentar o sistema elétrico, sendo uma peça fundamental não só no Fusca, mas em todos os carros. É importante sempre verificar se o alternador do seu Fusca não apresenta problemas, pois ele usa o força do motor para funcionar. Um alternador com problemas pode exigir mais força do motor do que o necessário e assim fazer o seu Fusca perder potência.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Luvas de Proteção (Segurança)
  • Chave sextavada
  • Alicate
  1. 1

    Caso você detecte alguma falha no alternador do seu Fusca e ache necessário fazer a troca deste componente do motor, providencie uma chave sextavada – que possui uma espécie de polígono de 6 lados na ponta – e um alicate. Para evitar acidentes, providencie também uma luva de proteção para realizar a troca do alternador sem nenhum problema.
    Primeiro, é necessário desencaixar a correia do alternador; depois desconecte o fio que o liga a bateria do Fusca (fio vermelho, mais grosso) e o fio que o liga ao painel do carro (fio mais fino, geralmente de cor verde). Após deixar o alternador do carro “livre”, comece a desparafusá-lo com a chave sextavada e a retirada do alternador com defeito está realizada.

  2. 2

    O processo de instalação do novo alternador é o inverso da desinstalação do componente danificado. Comece a instalação do alternador parafusando-o no motor. Em seguida, conecte o fio mais grosso do alternador – que tem a espessura de 6.5 mm – (vermelho) na bateria do Fusca e logo após faça a conexão do fio que conecta o alternador ao painel.

  3. 3

    O último passo, é encaixar a correia no alternador e pronto, seu Fusca está com um alternador novo, instalado por você. Fique alerta porque a correia costuma a ter uma vida útil muito menor do que o alternador e sua troca pode ser exigida com mais frequência. Ruídos e rangidos podem ser sinais de que sua correia deva ser trocada.

    É importante você observar também a amperagem da bateria que você usa no seu Fusca, pois este detalhe irá influenciar na escolha do alternador que você irá instalar no motor do seu carro. Para baterias com uma maior amperagem, você precisará instalar um alternador mais potente.

Comentários
blog comments powered by Disqus