» Família » Família e Sociedade » Anatomia e fisiologia humana: saiba mais

Anatomia e fisiologia humana: saiba mais

Galeria
Anatomia e fisiologia humana: saiba mais

A anatomia é a ciência que estuda o corpo humano e todas as partes contidas nele, juntamente com a fisiologia que é o estudo do funcionamento do corpo humano. Ambas as matérias são extremamente importantes para todos os cursos que visam entender sobre o corpo e suas funções, em cursos de enfermagem e medicina essas são as primeiras matérias apresentadas.

Sem elas, não será possível dar continuidade, uma vez que elas serão a base de todo o entendimento do corpo. Se você estuda em um desses cursos, ou tem interesse em ao menos saber como é o funcionamento do seu próprio corpo, leia os passos abaixo e entenda um pouco mais sobre o que se tem e como é o funcionamento do mesmo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiro é preciso saber que no corpo humano existem diferentes sistemas e cada um deles tem a responsabilidade de manter algo saudável em seu organismo. Esses sistemas são os responsáveis pela respiração, pela sustentação do seu corpo, sua reprodução e muitos outros movimentos e divisões no corpo humano.

  2. 2

    Fisicamente o corpo humano é divido em cabeça, logo abaixo o pescoço seguido do seu tronco e dos membros, como pernas e braços. A sua cabeça possui além dos ossos todo um sistema nervoso que é conhecido como central e que manda o comando para os demais nervos existentes. Já o tronco possui o tórax, a pelve e também o abdômen, e internamente muitos outros órgãos são encontrados nessa região.

  3. 3

    Para o corpo humano e para o estudo da anatomia humana, uma pessoa normal é aquela que possui todas essas partes em seu corpo, e não apenas aquela pessoa que é saudável, no sentindo de não se ter nenhuma doença. Na anatomia existem dois termos muito utilizados, sendo eles: anomalia e monstruosidade. A anomalia se refere a uma parte do corpo que seja deformada, mas que o individuo pode levar sua vida sem ser prejudicado por ela.

  4. 4

    Já a parte conhecida como monstruosidade nesses estudos da anatomia, se referem a uma deformação acentuada onde o corpo do individuo e a parte em que recebeu essa deformação é pouco compatível com a vida do mesmo, fazendo com que em muitas vezes ele não consiga sobreviver com tal deformação em seu organismo.

  5. 5

    A anatomia e fisiologia também são responsáveis pelo estudo e entendimento dos órgãos internos do seu corpo, como o coração, fígado, pulmão e muitos outros. Cada um deles será responsável por uma função em seu organismo e vale lembrar que eles sempre estarão ligados um ao outro. Por isso é extremamente importante que você tenha sempre uma vida saudável.

Comentários
blog comments powered by Disqus