» Hobby » Animais carnívoros

Animais carnívoros

Galeria
Animais carnívoros

Como o próprio nome já fala, animais carnívoros são os que se alimentam de carne. São chamados de predadores por caçarem e se alimentarem de outros animais. As presas podem ser herbívoros, onívoros ou outros carnívoros menores. Alguns carnívoros caçam sozinhos, outros em grandes grupos. Esses animais tem a dentição adaptada para esse tipo de alimentação e estão presentes nos mais diferentes tipos de habitats.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A palavra carnívoro serve também para classificar os bichos que pertencem à ordem Carnívora. Trata-se de mamíferos com diversas características em comum, como anatomia e fisiologia, e assim são classificados no mesmo grupo. A ordem Carnívora reúne em torno 170 animais, totalizando 10 famílias.



    A CACHALOTE (Physeter macrocephalus) é um exemplo de carnívoro. Ela chega a medir 19 metros e a pesar 45 toneladas. Vive nos oceanos e se alimenta de diversos moluscos como polvos e lulas gigantes. Outras vezes chegam a se alimentar de tubarões, raias e diversos outros peixes. Para caçar, ela pode mergulhar a 1 000 metros de profundidade

  2. 2

    A SUCURI (Eunectes murinus) é maior serpente do Brasil. Ela habita as margens de rios lá na região Amazônica. É também carnívora. Mede mais de 10 metros e pesa entre 30 à 150 quilos. Se alimenta de peixes dos rios amazônicos, tartarugas, capivaras e rãs. Algumas vezes chegam a capturar bezerros de criadores da região. Tem um bote certeiro. Se enrrola em suas presas para matá-las por asfixia.



    Outro carnívoro muito conhecido é a orca, que ao contrário do que se comenta, não é uma baleia e sim um golfinho. A orca (Orcinus orca) mede mais de 8 metros e pesa até 4,5 toneladas. Vive nos oceanos e se alimenta de pinguins, leões-marinhos, diversos peixes e até mesmo golfinhos. Vivem em grandes grupos de até 40 animais.

  3. 3

    Outro exemplo de carnívoro é o JACARÉ-AÇU (Melanosuchus niger). Ele pode medir até 4,5 metros e pesar até 300 quilos.
    Vive na região amazônica e se alimenta de aves, peixes, antas, capivaras e serpentes. É conhecido na região por jacaré-preto. É o maior jacaré da América do Sul e corre sério risco de ser extinto.



    O TIGRE (Panthera tigris) é o maior felino do mundo. Chega a medir 2,2 metros de comprimento de corpo e pesar até 290 quilos. Vive na Rússia, China e Sudeste Asiático e se alimenta de veados e porcos e diversos outros animais. Gosta de caçar durante a noite.



    Todos os carnívoros tem um papel fundamental na manutenção da cadeia alimentar. A maioria das vezes ocupam posições do topo da cadeia, se alimentado de consumidores primários, secundário ou terciários.

Comentários
blog comments powered by Disqus