» Hobby » Animais onivoros: saiba mais

Animais onivoros: saiba mais

Galeria
Animais onivoros: saiba mais

Os animais são parte importante dos ecossistemas. Estudar esses seres vivos ajuda a definir ações de proteção e preservação do meio ambiente, bem como propicia ferramentas para o desenvolvimento sustentável. A biologia, que é a ciência que se dedica a estudar os seres vivos, divide os animais em algumas classes para facilitar esses estudos. Quanto ao tipo de alimentação, os animais podem ser classificados como herbívoros, carnívoros e onívoros. Os herbívoros são aqueles que se alimentam exclusivamente de plantas e os carnívoros exclusivamente de carne. Já os animais onívoros são aqueles cuja dieta inclui tanto os vegetais e plantas como as carnes.

Esses animais apresentam características fisiológicas peculiares. Os dentes são uma combinação da dentição encontrada nos carnívoros e nos herbívoros, para ajudar na mastigação e digestão de qualquer tipo de alimento. Os dentes caninos geralmente são mais pontiagudos, para facilitar a trituração da carne e ainda contam a presença dos molares.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os onívoros estão presentes nas mais diversas classes de animais. No caso dos peixes, um exemplo clássico é a piranha, que se alimenta de insetos, algas, plantas, peixes, crustáceos e até mesmo animais terrestres que inoportunamente cruzam o seu caminho. Na classe dos répteis, um bom exemplo é a tartaruga. Sua dieta inclui folhagens escuras, carne de peixe, anelídeos e carcaças de animais mortos.

  2. 2

    Na classe das aves existem diversas espécies que mesclam uma dieta vegetariana com o consumo de carne. Alguns exemplos clássicos são a avestruz, gaivota, corvo, galinha e gralha. Essas aves costumam se alimentar de grãos e ervas provenientes da terra, bem como de carne proveniente de outros animais.

  3. 3

    Já os mamíferos abarcam uma extensa lista de onívoros. Primatas, cães, raposa, ratos, esquilos, gambás e ursos. Os ursos são um caso a parte. Com exceção do panda, que é totalmente herbívoro, os ursos possuem uma dieta diversificada e adaptada às condições ambientais. Seus dentes bem afiados lhe permitem caçar e ingerir peixes e outros animais. Mas sua dieta também inclui larvas, folhas e pequenas plantas. Além disso, eles são apaixonados pelo mel das abelhas.

  4. 4

    O ser humano é outro mamífero que pode ser classificado como onívoro. Com uma dieta bastante variada, o homem faz uso da carne animal, de vegetais, legumes e verduras em sua alimentação diária, salvo em casos específicos de vegetarianos e intolerantes à carne. Todo nosso sistema funcional e digestivo está adaptado para a ingestão e metabolismo de alimentos a base de carne e vegetais.

Comentários
blog comments powered by Disqus