» Hobby » Animais e Animais Domésticos » Animais vertebrados: saiba mais

Animais vertebrados: saiba mais

Galeria
Animais vertebrados: saiba mais

Os vertebrados constituem os seres vivos mais evoluídos à face da Terra. Estes animais possuem o organismo mais avançado que se conhece mas, ao contrário do que muita gente possa pensar, não possuem obrigatoriamente vértebras. Estes animais têm, como característica principal, medula espinhas e coluna vertebral. Mas nem todos têm as duas características.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Na verdade, animais vertebrados como as lampreias não possuem vértebras. As vértebras que conhecemos, as que são completamente formadas, são apenas encontrados nos vertebrados com maxilas. Estes são chamados de gnatostomados.
    Em todos os vertebrados podemos encontrar a cabeça e o crânio circundando o encéfalo. O encéfalo, por sua vez, é formado pelo prosencéfalo, pelo mesencéfalo e pelo rombencéfalo. Durante a fase embrionária, este tipo de animais possui uma crista neural, distinguindo-se de todos os outros organismos vivos.

    Outra das características comuns aos vertebrados é o seu tamanho. Estes são normalmente animais de grande porte, não sendo no entanto os únicos. O aumento da massa corporal foi uma das causas para que surgissem sistemas especializados em controlar todas as funções vitais dos organismos.

  2. 2

    Nos vertebrados encontramos ainda os músculos e o esqueleto interno. Estas são duas estruturas necessárias à adaptação destes animais. Graças a elas, estes seres vivos podem realizar movimentos complexos. Os órgãos encontrados nos vertebrados também são mais complexos que os órgãos encontrados noutros tipos de animais. Muitos vertebrados possuem ainda anexos como penas, pelos, pele, chifres ou unhas.
    Para realizar a respiração, estes animais contam com a ajuda de brânquias ou pulmões. A respiração também é, normalmente, feita através da pele.

    O sistema nervoso destes animais também é geralmente bem desenvolvido. É constituído pelo cérebro e pela espinal medula. Nos vertebrados inferiores, o cérebro controla apenas as funções sensoriais. No caso dos vertebrados superiores o cérebro é maior, permitindo realizar funções mais complexas, como a troca de informações entre os vários órgãos.

  3. 3

    Entre os vertebrados existem aproximadamente 50000 espécies. Estas subdividem-se em mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios. Os mamíferos são normalmente animais terrestres ou aquáticos. O único mamífero voador conhecido é o morcego. Eles nascem do ventre da mãe e, nos primeiros dias, semanas ou meses de vida, alimentam-se do leite materno. A respiração é feita por pulmões.

    No caso das aves, o corpo está coberto de penas e praticamente todas elas voam. Nascem a partir de ovos e respiram também através de pulmões. Com o corpo coberto de escamas temos os répteis. Estes também respiram através de pulmões. Tal como nas aves, nascem de ovos e deslocam-se maioritariamente em terra.
    Os peixes respiram graças às guelras, tendo o seu corpo coberto por escamas. Deslocam-se graças Às barbatanas, maioritariamente em meio aquático, e nascem de ovos.

    Por fim, os anfíbios. A sua pele é nua e viscosa e necessita de estar sempre molhada ou úmida. Nascem de ovos e podem deslocar-se em terra ou em água.

Comentários
blog comments powered by Disqus