» Dinheiro » Finanças Pessoais » Aposentadoria por tempo de serviço

Aposentadoria por tempo de serviço

Galeria
Aposentadoria por tempo de serviço

A aposentadoria é um benefício de afastamento do serviço concedido ao trabalhador que concluiu uma série de requisitos básicos. Este benefício pode ser de origem privada ou de uma previdência social. No Brasil, a aposentadoria pode ser feita por vários motivos: a aposentadoria compulsória, para aqueles que se tornaram incompatíveis com o cargo; a aposentadoria por invalidez, para trabalhadores que tiveram sua capacidade física ou mental prejudicada por um acidente ou por uma doença; a aposentadoria por idade, para garantir a manutenção da família de indivíduos em idade avançada e por fim, a aposentadoria por tempo de serviço.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A aposentadoria de serviço pode ser feita de maneira integral ou proporcional. Para receber a primeira, o contribuinte deve ter trabalhado pelo menos 35 anos caso ele seja homem ou 30, no caso das mulheres. Já a aposentadoria proporcional pode ser solicitada com 30 anos de serviço e 53 de idade, no caso dos homens, e 25 anos de contribuição e 48 de idade para as mulheres.

    Além disso, tanto as pessoas do sexo masculino como feminino, devem ter cumprido o período de carência antes de requerer a aposentadoria, seja ela integral ou parcial. Este tempo consiste em um intervalo de 180 meses de contribuição. Caso o trabalhador ainda não tenha atingido este tempo, ele não pode receber a aposentadoria.

  2. 2

    Para solicitar este benefício, o contribuinte deve realizar um agendamento através da Central 135, pela página virtual da Previdência Social ou em uma das agências deste órgão. Todos os dados que comprovem a relação de empregos do trabalhador, o tempo de contribuição e os salários serão consultados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Apesar disso, o INSS pode solicitar documentos que comprovem a origem dos seus dados, para evitar fraudes e garantir um esclarecimento total dos fatos.

    Se você deseja consultar as suas informações atuais, você pode entrar em contato com um atendente nos meios citados acima ou comparecendo em uma agência da Previdência Social, com todos os seus documentos para comprovar a sua identidade.

  3. 3

    Enfim, não se esqueça de que a aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício irreversível e irrenunciável, já que após o recebimento do fundo de garantia, PIS, ou o primeiro pagamento em si, o segurado fica impedido de cancelar a solicitação.

    Fora isso, não se esqueça de juntar todos os documentos necessários para realizar o pedido, caso contrario podem ocorrer complicações na sua solicitação que serão dificilmente resolvidas.

Comentários
blog comments powered by Disqus