» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Aprendendo croche em barbante

Aprendendo croche em barbante

Galeria
Aprendendo croche em barbante

O crochê é uma técnica artesanal que permite a criação de peças como, por exemplo, peças de roupas, toalhas, capas para objetos, entre outras coisas. A arte pode ser confeccionada de maneira simples através do enlaçamento de fios, que são responsáveis por criar um determinado projeto.

Normalmente o crochê é feito a partir de linhas específicas para esta prática, mas também é possível fazer este artesanato com barbante. Pelo fato deste material ser mais resistente, ele permite a elaboração de tapetes, toalhas, entre outros objetos. Para aprender este artesanato, basta ter paciência e um pouco de habilidade. Confira abaixo como aprender crochê em barbante.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A maneira mais fácil de começar e aprender a fazer crochê em barbante é confeccionar peças simples, mas que são bastante úteis. Neste caso pode-se ingressar no artesanato fazendo um tapete de tamanho médio para o corredor ou centro de algum cômodo da sala.

  2. 2

    Para iniciar é necessário separar pelo menos dois rolos grandes de barbante. Em seguida com o auxílio de uma agulha de crochê Nº 05, faça um círculo com uma das pontas do fio e depois passe-a por dentro da roda, de moda a formar uma argola, que servirá de base para a construção do artigo.

  3. 3

    Na sequência faça novamente um círculo e passe a metade do fio por dentro, realize este procedimento até ter criado uma carreira de correntinha. Feito isso, crie a segunda fila, depois enrole o barbante duas vezes na agulha e puxe para o meio para dar um ponto alto, ao terminar enlace a ponta na extremidade seguinte para arrematar.

  4. 4

    Na próxima etapa prossiga realizando mais duas carreiras de correntes e enlaçando-as no final. Após construir oitos fileiras de correntinhas é necessário começar a dar pontos baixos, isso serve para diferenciar a área central do artigo que está sendo confeccionado.

  5. 5

    Para realizar este ponto é preciso formar um círculo com o barbante sobre o dedo, depois reduzir a linha e passar com a agulha os dois lados do fio, quando chegar ao final de um ponto de arremate e enlace. Repita este processo até ter elaborado quatro carreiras através do ponto baixo.

  6. 6

    Para prosseguir é preciso voltar a fazer o ponto corrente realizado na primeira fase de construção do tapete. Agora é necessário realizar mais oito casas de correntinhas, seguindo o mesmo esquema de voltar e enlaçar a cada duas fileiras. Por fim, é só dar um ponto de arremate e soltar o barbante.

Dicas e AVISOS
  • Faça pontos firmes.
  • Enlace as carreiras.
Comentários
blog comments powered by Disqus