» Hobby » Artes e Entretenimento » Aprender a tocar guitarra

Aprender a tocar guitarra

Galeria
Aprender a tocar guitarra

A guitarra é um instrumento de cordas usado para dedilhar, mais característico no estilo rock, mas é usado em vários outros estilos brasileiros e latinos, tanto as elétricas como as semi-acústicas e acústicas.
A guitarra é fácil de tocar, mas exige muita dedicação do aprendiz para aprimorar a técnica.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A primeira coisa para aprender a tocar guitarra é a disciplina. Você precisa ser disciplinado para fazer pelo menos uma hora diária de exercícios e fazer todos os dias, em um lugar calmo, sem barulho e distrações.
    Para aprender a tocar guitarra sozinho você precisará treinar muito mais pois não tem um professor orientando.

  2. 2

    Conheça primeiramente as partes do seu instrumento. A guitarra é composta por: mão ou headstock (1), tarraxas ou cravelhas (3), trastes (4), braço (7), corpo (9), captadores (10), ponte (12), de acordo com a foto ao lado.
    Compre um instrumento de qualidade, não precisa ser muito caro, mas precisa ter uma boa madeira, uma captação razoável e cordas boas e que peguem afinação.
    Quando comprar seu instrumento, leve para um luthier regular, o que facilita pegar afinação e melhora o som da guitarra. Peça para alguém experiente te indicar uma marca com um bom custo benefício.

  3. 3

    A guitarra possui 6 cordas afinadas em Mi (E), La (A), Ré (D), Sol (G), Si (B) e Mi (E). A última corda é afinada uma oitava abaixo da primeira corda, mais aguda. A guitarra é tocada geralmente com palheta, com movimentos para cima e para baixo, mas pode ser tocado também com os dedos, e a simbologia é p para polegar, i para indicador, m para médio e a para anelar.
    Na mão esquerda, os dedos são numerados de 1 a 4, 1 para o indicador e 4 para o mínimo. O polegar da mão esquerda deve ficar atrás do braço da guitarra, mais ou menos no meio e não aparecer na frente.

  4. 4

    A tablatura é representada pelas 6 notas do instrumento, de baixo para cima (da mais grave embaixo para a mais aguda em cima) com o numero das casas que você terá que todas, alguns exercícios serão apresentados dessa forma, e outros pela partitura.
    Segure o seu instrumento de uma forma confortável, pode ser sentado e deixe cair os dedos da mão esquerda pelas cordas na altura da mão da guitarra. Com a mão direita, segure a palheta e toque perto da ponte do instrumento.
    Faça os exercícios disponíveis no site www.cifraclub.com.br ou www.mvhp.com.br/guitarra1.htm começado pelos mais simples, e depois pegando exercícios mais complexos, de acordo com a tablatura.

Comentários
blog comments powered by Disqus