» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Aprender fazer croche

Aprender fazer croche

Galeria
Aprender fazer croche

Dentre as várias formas de artesanato que existem está o crochê, passado de geração em geração, e que possibilita a criação de várias peças de roupa como, por exemplo, cachecol, blusa, casaco, touca, além de poder ser usado para enfeitar barras de toalhas e para confeccionar colchas personalizadas.

O crochê é uma arte fácil de aprender, mesmo as pessoas que nunca tiveram contato com esse tipo de artesanato podem começar a dar os primeiros pontos e elaborar artigos, que mais tarde pode se tornar uma atividade rentável, basta ter os materiais necessários e praticar. Confira abaixo como aprender a fazer crochê passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de tudo determine que tipo de peça você pretende fazer através do crochê. Para quem nunca praticou esse artesanato anteriormente a dica é começar não pela elaboração de artigo, mas sim enfeitando barras de tolhas ou panos de prato.

  2. 2

    Para fazer barradinho de um pano de louça, em primeiro lugar comece pegando a cor azul escuro. Em seguida, em uma das extremidades da linha com o auxílio da agulha, transpasse-a pelo tecido, para baixo e para cima, criando uma espécie de bico. Faça esse processo até completar toda a extensão do pano

  3. 3

    Agora, nos vãos que ficaram sobrando na área dos bicos que foram confeccionados anteriormente, pegue novamente o fio e passe por dentro desse espaço. Faça uma espécie de círculo para prendê-lo, porém deixe a outra extremidade livre para continuar o crochê.

  4. 4

    Na seqüência, comece a fazer uma carreira de correntinha com pontos baixos, que consiste em fazer um círculo com o fio, transpassar a linha por dentro e depois puxar para o lado. Passe para a segunda fileira. Depois elabore uma carreira de ponto alto.

  5. 5

    Para fazer isso, dê pontos sem fazer o nó, que é feito no ponto baixo. Na próxima etapa, faça uma seqüência de pontos baixos, de modo a criar linhas na vertical, isto serve para fazer a divisão dos bicos do pano de prato e que dão nome ao barradinho.

  6. 6

    Para finalizar volte a fazer mais duas carreiras de pontos altos, puxando para baixo. Feito isso, confeccione duas fileiras de correntinhas, quando chegar ao fim, volte e faça um ponto de arremate nos três últimos pontos, basta fazer um círculo e puxar a ponto do nó, para deixá-lo bem firme.

  7. 7

    Por fim, faça um carreira de ponto alto para arrematar os bicos do tecido e impedir que eles se desfaçam com o passar do tempo e as lavagens. Faça um nó no fio pelo lado de baixo e corte com uma tesoura.

Comentários
blog comments powered by Disqus