» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Apresentação pessoal em Power Point

Apresentação pessoal em Power Point

Galeria
Apresentação pessoal em Power Point

Frequentemente utilizada em processos seletivos no âmbito dos recursos humanos, as apresentações pessoais são uma das técnicas crescentemente utilizadas pelas organizações para avaliar três fatores específicos no candidato. Esses fatores são a capacidade de síntese, a autonomia para estruturar uma apresentação e a capacidade discursiva.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A apresentação é sobre você e tem o objetivo de dar a conhecer algumas características que a diferenciam dos demais candidatos. Evidencie as suas qualidades de forma sutil mas firme, dando exemplos práticos: por exemplo, se você se considera uma pessoa empreendedora e que gosta de correr riscos, coloque uma foto sua em uma atividade esportiva radical, como rappel ou escalada. Se valoriza o trabalho em equipa, demonstre-o através da exposição de uma fotografia em um momento de convívio em uma festa ou evento da sua antiga empresa.

    Ao ter acesso a este tipo de narrativa fotográfica (que deve ser organizada cronologicamente), os membros da organização que assistem à sua apresentação são presenteados com uma visão privilegiada do seu "eu" e compreendem o seu potencial e o valor acrescentado que você pode trazer à organização.

  2. 2

    Por ser um recurso que apresenta um elevado número de funcionalidades (animação, diferentes visuais gráficos, possibilidade de inserção de texto e dados numéricos,...), o PowerPoint deve ser utilizado racionalmente - isto é, deve evitar a "poluição visual" provocada pelo uso de fontes de tamanho grande, cores berrantes, padrões agressivos ou excesso de adereços. Opte por um visual clean, de modo a poder inserir as suas fotografias e as manchas de texto de modo organizado e esteticamente agradável. Se for da sua preferência, adicione uma banda sonora em volume baixo para acompanhar a sua apresentação, recorrendo a música clássica, ambiente ou gravações de sons naturais, como água ou vento.

  3. 3

    Invista na correção da postura corporal, no controle dos tiques provocados pelo nervosismo e no treinamento do discurso em voz alta, de modo a que no dia da apresentação se sinta confiante e seguro/a de si mesmo/a. Atente no uso de gírias e adeque o vocabulário às circunstâncias, lembrando-se de que esta é uma oportunidade única para impressionar e se promover junto dos seus futuros empregadores.

Dicas e AVISOS
  • Não utilize fotografias demasiado pessoais ou em contextos informais - bikinis, decotes e ocasiões de festa podem prejudicar seriamente a sua imagem e descredibilizar o seu potencial enquanto profissional.
  • Porque a apresentação também é uma forma de marketing pessoal, complemente-a com um visual cuidado e elegante.
Comentários
blog comments powered by Disqus