» Casa » Conserto e Manutenção Doméstica » Aquecedor solar para piscina: como funciona

Aquecedor solar para piscina: como funciona

Galeria
Aquecedor solar para piscina: como funciona

A piscina normalmente é mais utilizada no verão ou na primavera quando o clima está mais quente, mas também é possível usufruir desta área da residência durante todo o ano, para isso é preciso aquecer a água para que ela também fique agradável nos dias de temperaturas amenas que ocorrem no outono e inverno.

Para promover o aquecimento da água da piscina se faz necessária a instalação de um aquecedor que pode ser elétrico ou natural. Esta última opção é uma das mais recomendadas para se fazer, uma vez que utiliza a energia do sol, é bastante funcional, além de ser econômica. Confira abaixo como funciona um aquecedor solar para piscina.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A principal função deste tipo de aquecedor é captar a energia do sol e transformar em calor que deve ser transmitido para a água da piscina. Primeiramente é preciso montar uma central que ficará responsável por realizar esta captação dos raios solares.

  2. 2

    Portanto, deve-se construir uma base de placas receptoras que podem ser feitas a partir de vidro ou de outro material que permita facilmente a penetração dos raios solares. As placas coletoras precisam ser instaladas no telhado da residência, do lado em que a incidência do sol é maior.

  3. 3

    Após a colocação deste material é necessário criar o reservatório de água e também o sistema que irá bombeá-la de modo a conduzi-la até o local desejado. Neste caso tem-se que instalar uma caixa com tamanho suficiente para comportar a vazão de água que alimenta a piscina.

  4. 4

    O sistema hidráulico montado se estende até a parte interna da piscina. São instaladas suas vias de condução, uma serve para levar a água até o reservatório para que ela possa ser aquecida, enquanto que a outra fica responsável pelo retorno do líquido quente diretamente para a piscina.

  5. 5

    É importante ressaltar que o sistema hidráulico precisa ser instalado em um canal separado do filtro utilizado na piscina, do contrário poderá haver obstrução da tubulação. Nesta etapa é preciso tomar cuidado para que cada tubo fique em um lugar específico para evitar problemas futuros.

  6. 6

    A partir daí quando houver a incidência do sol nas placas coletoras de energia, o calor será levado até o reservatório, onde a água conduzida da piscina será aquecida.

    Então, o líquido será transmitido para outra tubulação responsável devolvê-lo até a piscina. Com este sistema hidráulico a piscina terá uma água agradável até mesmo naqueles dias em que a temperatura está amena.

Dicas e AVISOS
  • É preciso criar uma base de captação da energia solar.
  • As vias da tubulação precisam ficar separadas.
Comentários
blog comments powered by Disqus