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Artes visuais no ensino fundamental: como trabalhar

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Artes visuais no ensino fundamental: como trabalhar

Compreendendo a nova perspectiva interdisciplinar que hoje é a principal dinâmica de ensino que é trabalhada em nossas escolas; todas as matérias estão em um constante diálogo. Com a matéria de Artes Visuais não poderia ser diferente. Dessa forma é importante notar que a escolha de estratégias e temáticas desse ensino deve dialogar diretamente com outras matérias constantes na grade curricular dos alunos.

Assim, em uma aula de Artes Visuais outros temas serão abordados de forma implícita. Uma boa forma de conseguir esse intento é desenvolver trabalhos e temas que provoquem a reflexão sobre uma matéria já estudada, assim o aluno terá um conhecimento maior sobre o trabalho que realizará.

Instruções
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    Procure criar seu plano de ensino de forma dialogada não só com as outras matérias, mas também com assuntos do cotidiano dos alunos. Como estamos trabalhando com Artes Visuais, é imperativo que haja uma determinada liberdade de criação por parte dos alunos. Entretanto, isso não significa dizer que o trabalho será realizado de maneira negligente. O professor deve escolher um tema e, partindo desse tema, trabalhar de forma livre com seus alunos. Deve-se levar em conta a faixa etária dos alunos para a elaboração dos trabalhos.

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    Atualmente, há muitas formas de se trabalhar as Artes Visuais por meio das várias mídias que dela fazem uso. Assim, os filmes de animação pode ser o substrato para o seu trabalho em sala de aula. Um bom método é apresentar uma animação em sala de aula e posteriormente pedir para que os alunos ilustrem alguma parte do filme a qual gostou. Outra opção interessante é demostrar a técnica stop motion, para isso basta pedir para que os alunos montem um caderninho com recortes retangulares de folhas brancas, posteriormente os alunos desenharão o mesmo boneco em posições diferentes em cada página. Passando as páginas rapidamente se conseguirá um interessante efeito de movimento.

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    Por fim o importante é que se trabalhe com a imaginação do aluno, pois em si tratando de arte, não há como trabalhar de forma rígida com o aluno. É interessante buscar um caminho lúdico para o ensino de técnicas um pouco mais sofisticadas. Outro caminho aconselhável é mostrar exemplos de artistas brasileiros e suas diferentes técnicas, e propor que os alunos reproduzam essas técnicas em sala de aula. Assim, o conteúdo será profundamente atrativo para os alunos, mas sem deixar de cumprir com o estipulado dentro da proposta presente nos parâmetros curriculares.

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