» Alimentos » Receitas » Artesanato em EVA moldes

Artesanato em EVA moldes

Galeria
Artesanato em EVA moldes

O Etil Vinil Acetato, mais conhecido como EVA, é um material muito recomendado para quem gosta de fazer artesanato. É interessante trabalhar com moldes em EVA, pois além de ser um material atóxico e ter uma incrível variedade de cores e texturas, pode ser facilmente usado em diversas atividades artesanais. É muito utilizada por artesãos e por quem trabalha com crianças, por ser um material de fácil manuseio e de preço acessível, além de não ser prejudicial à saúde.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Você pode trabalhar com EVA para fazer lembrancinhas de festas para crianças ou adultos, porta trecos, móbiles, capas de caderno, painéis, e até para a decoração de toda uma casa, por exemplo. Geralmente, os materiais mais utilizados são as colas quentes e de contato e preparação, tesouras e estiletes, réguas, lápis e canetas permanentes, etc. Confira a seguir algumas dicas e exemplos de como utilizar os moldes em EVA.

  2. 2

    1 – Selecione os desenhos no qual você queira trabalhar em EVA. Você pode tirá-los da internet e imprimir no tamanho desejado. Por exemplo, se for uma espiga de milho simples, serão dois moldes: a folha e o milho.

    2 – Os moldes para lembrancinhas de festas infantis, geralmente são em formas de retângulos para formar um cilindro ao fechá-los, colado em uma base circular; ou, pode-se também utilizar moldes prontos para formar caixinhas. Para facilitar, faça os moldes das caixinhas com papel cartão, e então os encape com a EVA. Use e abuse de toda a sua criatividade para decorá-las. Além do próprio EVA, você pode utilizar diversos outros materiais.

    3 – Outro ótimo exemplo é usar o EVA para fazer e decorar porta-retratos, painéis ou murais. Para escolas, podem ser feitos painéis didáticos para mostrar o tempo, o calendário, as letras e os números, ou para registrar as aulas e torná-las mais dinâmicas.

    4 – Também é possível fazer inúmeros tipos de decorações de diversos tipos e formas, como flores, animais, e até bonecos, por exemplo. Você pode também modelar peças em isopor e outros materiais. Para isso, aqueça o EVA com ferro de passar, sanduicheiras ou até mesmo com um secador de cabelos. Então estique o EVA por cima do isopor ou do material usado para modelar. Da mesma forma, com o EVA aquecido, também se pode usar moldes prontos para prensar o EVA, formando assim formas mais elaboradas e detalhadas.

  3. 3

    Você pode aperfeiçoar sua técnica ou praticar com a ajuda de diversos sites sobre o assunto, ou até mesmo fazendo um curso de artesanato com EVA. Existe uma inúmera variedade de trabalhos que podem ser feitos com o EVA, e tudo isso vai depender apenas de sua criatividade.

Comentários
blog comments powered by Disqus