» Alimentos » Receitas » Artesanato em MDF cru

Artesanato em MDF cru

Galeria
Artesanato em MDF cru

A sigla MDF é usada para a denominação ‘’Fibra de Média Densidade’’, ou seja, é uma espécie de madeira mais fina e que pelo fato de ser modelada com facilidade é bastante utilizada pela indústria moveleira. Além disso, este material também pode ser empregado em maquetes, caixas de som, decoração e artesanato.

A vantagem de utilizar o MDF para composições artesanais é que ele é relativamente barato, ecologicamente correto e possibilita a criação de diversos produtos. Para que o material possa ser aproveitado da melhor forma possível o ideal é que ele esteja puro, sem a adição de nenhuma substância. Confira abaixo dicas de artesanato com MDF cru.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Pregos
  • MDF cru
  • Serrra pequena
  • Tinta branca e lilás
  • Talhadeira
  • Martelo
  • Pincel médio e pequeno
  1. 1

    Para quem vai começar a fazer artesanato com este tipo de material a dica é começar por algo bem simples como, por exemplo, um porta-jóias. Neste caso primeiramente comece serrando quatro pedaços de MDF, do mesmo tamanho. Para fazer um artigo médio, é indicado que as peças tenham 30 centímetros de altura e 20 de largura.

  2. 2

    Na sequência é necessário recortar dois pedaços de madeira, porém com 15 centímetros de altura e 20 de largura. Na próxima etapa é hora de juntar todas as peças e formar a caixa, nesta fase há duas possibilidades que podem ser realizadas, a primeira delas é unir as partes através de pregos pequenos e a segundo é utilizar grampos para madeira.

  3. 3

    Para fazer o encaixe da maneira correta coloque uma peça com 30 centímetros no centro para fazer a base, depois pregue as outras duas uma de cada lado. Nas laterais que estão vazias coloque os dois pedaços que contêm 15 centímetros. Após este procedimento pegue uma lixa específica para madeira e passe em toda a estrutura da caixa, inclusive na base que está sobrando.

  4. 4

    Com uma talhadeira faça uma fissura nas laterais internas da caixa, dessa forma a tampa poderá ser encaixada. Agora é preciso pintar a estrutura do porta-jóias, pegue um pincel médio, mergulhe na tinta branca e depois aplique sobre o MDF.

  5. 5

    Para fazer o acabamento pegue um pincel fino, passe na tinta de cor lilás e depois aplique na caixa, fazendo círculos de tamanho mediano. Esta estampa é apenas uma sugestão, caso a pessoa tenha habilidade com desenho pode fazer a pintura que quiser.

  6. 6

    Prossiga pintando a parte que ainda não está encaixada, quando acabar é preciso deixar o material secar por aproximadamente três horas. Feito isso, pegue a tampa e encaixe na fissura. A partir daí o porta-jóias estará pronto.

Dicas e AVISOS
  • Lixe o MDF.
  • Espere a tinta do porta-jóias secar.
Comentários
blog comments powered by Disqus