» Saúde » Artrite e Artrose

Artrite e Artrose

Galeria
artrose

Artrite e artrose são problemas que apesar de serem atribuídos à idade, acometem também crianças, jovens e adultos. São duas doenças com características diferentes, mas que em muitos casos aparecem juntas e dependendo do tipo de atividade que a pessoa afetada execute, é motivo de afastamento ou aposentadoria precoce para tratamento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Diferença entre artrite e artrose

    - A artrose é uma doença que se manifesta pelo desgaste da cartilagem, que é o tecido que reveste os ossos e que permite uma movimentação sem atrito. A cartilagem pode se desgastar por muitos motivos, um deles é o desgaste natural, o outro é o uso em excesso, como pode ser observado em alguns desportistas.

    - A artrite é a inflamação das estruturas que fazem parte da articulação, pode ser originada por vários motivos, dentre eles a artrose que é o desgaste da articulação e por isso ocorre a fricção dos ossos levando a dores, inchaço decorrente da inflamação e rigidez.

  2. 2

    Diagnóstico

    Como na maioria das doenças a artrite e a atrose dependem de uma anamnese, que deverá ser realizada pelo médico. Após isso deverão ser feitos alguns exames laboratoriais, que incluem coleta de sangues e urina. Outros exames devem ser feitos, como RX, tomografia, ressonância e até uma artroscopia, exame em que é inserido um tubo na articulação para a obtenção de uma imagem para saber como estão as condições da articulação.

  3. 3

    Como tratar a artrite e a artrose

    O tratamento da artrite pode variar de acordo com o tipo que possui algumas variações, mas geralmente se dá através do uso de analgésico, anti-inflamatório, analgésico e repouso. Um clínico ou rematologista deverá ser consultado para tomar as medidas necessárias para o tratamento.

    Após diagnosticada a artrose, a primeira medida a ser tomada é tentar diminuir os efeitos para que a qualidade de vida seja satisfatória. Para isso é necessário que se mude alguns hábitos de vida.

    O exercício físico é um hábito que alivia muito a rigidez, a dor e a fadiga provocadas pela artrose. O exercício fortalece os músculos e ossos, atenuando o trabalho da articulação. Um profissional capacitado saberá prescrever o melhor programa de exercícios para cada caso.

    A fisioterapia poderá na maioria dos casos atenuar as dores, pode incluir calor ou frio, hidroterapia, massagem, etc.

  4. 4

    Conclusão

    Os sinais dados pelos organismo devem ser bem considerados. A artrose e a artrite são duas doenças que dão sinais e que se não receberem a atenção necessária podem evoluir e piorar bem a qualidade de vida de uma pessoa. Portanto, fique atento aos pequenos sinais, pois eles podem representar muito no tratamento e evitar que o problema se agrave.

Comentários
blog comments powered by Disqus