» Família » Educação dos Filhos » Atividades educativas: saiba mais

Atividades educativas: saiba mais

Galeria
Atividades educativas: saiba mais

Ensinar uma criança através de uma brincadeira é uma forma interessante de ensino, muitas vezes existe a possibilidade de ensinar brincando. É interessante que pais, professores, a escola em geral, possam usar da imaginação na hora de aplicarem algumas atividades, pois deve-se visar primeiramente o caráter da atividade, que deve ser sobretudo de cunho educativo. Assim, se você quer saber algumas dicas de atividades educativas das quais você poderá fazer uso, atenção ao que segue abaixo.

Instruções
  1. 1

    Uma excelente dica de atividade educativa, é treinar o raciocínio da criança e isso pode ser feito através de uns jogos bem divertidos, como por exemplo o xadrez. O xadrez é um excelente jogo para estimular o cérebro de uma pessoa, seja ela criança ou adulta, nos dá senso de criticidade e estratégia, nos força a pensar a sair de uma determinada situação que às vezes parece ser impossível, mas que se olharmos direito conseguimos uma brecha específica para isso, assim como o jogo de dama que possui a mesma finalidade.


  2. 2

    Uma outra espécie de atividade educativa diz respeito aos jogos que serve para que forcemos nossa memória, como o típico jogo da memória. Excelente para crianças, pois elas conseguem desenvolver o seu cérebro de modo a saber exatamente aquilo que está ali, conseguem fazer com que o cérebro absorva o maior número de informações possíveis em um curto espaço de tempo. O cubo mágico é outra atividade que educa muito a criança, pois desenvolve em si o seu senso de persistência em não querer desistir, a persistir naquilo que está difícil, o que é muito importante para a criança.

  3. 3

    Outra atividade bastante educativa é realizar a leitura de livros de histórias simples, muitas vezes nas escolas sempre existe um dia específico no qual, professores e alunos se reúnem na biblioteca da escola e cada um escolhe um determinado livro para ler, ou um colegue lê para o outro, podendo através da leitura brincar com a conjugação dos verbos, com os tempos verbais, desenvolvendo através de uma simples história o crescimento educativo da criança.

  4. 4

    Você pode tentar também, a atividade do jogo da tabuada, que é uma espécie de brincadeira mas super educativa. Ela consiste em fazer uma espécie de competição entre os alunos, dar um tempo para que eles estudem a tabuada e depois reuni-los em dupla, para ver qual dupla é capaz de acertar os resultados que você pergunta. É interessante essa atividade, pois além de educar ensinando matemática, desenvolve na criança o seu senso de competição, o que é muito importante nos dias atuais.

  5. 5

    Visitar lugares que tragam algum conhecimento é muito importante, por isso as excursões educativas são outras espécies de atividades de cunho educativo bastante realizadas. Visitar museus, bibliotecas são de suma importância, pois mostram as crianças o quão importante é a história antiga, como aconteceu tudo antes de chegarmos aqui. Mostrar quadros, as pinturas dos mais famosos artistas é fantástico, faz com que talvez a criança desenvolva alguma habilidade até então desconhecida.

  6. 6

    Uma excelente atividade educativa é a chamada memorização para desenhar. Essa atividade consiste em ficar se olhando para uma determinada paisagem ou objeto, tentando defini-lo apenas com o olhar, tentando conhecer suas formas, como é feito cada contorno seu, estabelecendo esse contato visual por aproximadamente 15 minutos até decorar todas as características presente no determinado objeto, para após, desenhá-lo de memória, sem vê-lo. Isso faz com que além de se desenvolver uma boa memorização, melhore o senso de desenhar e pintar.

  7. 7

    Uma atividade muito bacana para ensinar, é ir até uma fábrica de reciclagem, para que as crianças e até os adultos, possam conhecer como é feito todo o processo de reciclagem de materiais que até então seriam desprezados e postos no lixo. Nestes lugares você poderá visualizar as maravilhas que se pode fazer com um determinado tipo de material que seria descartado. É bastante educativo, pois ensina como racionalizar e a aproveitar aquilo que já utilizamos, dando uma nova destinação e muito mais duradoura.

Comentários
blog comments powered by Disqus