» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Auxílio funeral: como conseguir

Auxílio funeral: como conseguir

Galeria
Auxílio funeral: como conseguir

Os benefícios que são dados a população pelo INSS compõe uma gama enorme, que se faz uma lista extensa e muitas vezes confusa, pois são muito específicos e parecidos.

Os benefícios de auxilio acidente e auxilio doença acidentário, por exemplo, são dois que se confundem bastante em virtude do nome e da natureza quando na verdade um é derivado do outro, no caso, o doença acidentário pode dar origem ao auxilio acidente.

Dentre os inúmeros benefícios como salário maternidade, auxilio creche e pensão por morte, existem outros que são destinados a camadas mais pobres da população contribuinte.

É o caso, por exemplo, do auxilio reclusão, para o conjugue de alguém que foi preso e se encontrava em conformidade com o INSS.

Entre esses benefícios é que encontramos o auxilio funeral, para o caso de morte na família, o INSS arcará com as despesas deste enterro. Este foi um projeto de lei criado no Rio de Janeiro pelo político populista Anthony Garotinho, pelo partido PR.

Para que você consiga ter acesso a esse beneficio não existe muita complicação, basta se atentar aos requesitos expressos em lei na data em questão.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Como já foi dito, deve-se estar em conformidade com o INSS, então, se o segurado for inadimplente com as parcelas do INSS e foi cortado da condição de contribuinte, nada poderá ser feito mais por ele, que não contribuiu.

  2. 2

    Entre as obrigações do segurado do INSS estão a de um período de carência de 12 meses ou seja, ele deve ter dado a contribuição ao sistema durante um ano completo, para que assim a previdência possa disponibilizar o auxilio funeral a que você teoricamente tem direito.

  3. 3

    Como já foi explicitado acima, esse beneficio integra aos benefícios destinados a uma camada pobre dos trabalhadores, ou pelo menos não tão bem remunerados assim, então, o seu salário deve ser abaixo de uma faixa especifica, no caso em questão, agora esse valor é de 822 reais, lembrando que esses valores são mutáveis e a mudança acontece muito depressa, sempre verifique as condições no site da previdência.

  4. 4

    Outra regra deste beneficio é que o funeral terá que caber em um orçamento previamente estabelecido, não se pode fazer uma cremação e querer espalhar as cinzas de avião pelo mar do Caribe às custas do estado, por isso o valor pago como beneficio não pode ultrapassar o valor de um salário mínimo.

  5. 5

    Se você viu que está de acordo com todos os requisitos, assim que fizer a certidão de óbito e for comunicar ao estado, você pode requerer auxilio funeral e você o receberá, da forma exata que foi descrito acima.

Dicas e AVISOS
  • Não tente burlas o INSS, constitui crime grave.
Comentários
blog comments powered by Disqus