» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Azaleia Como Cuidar

Azaleia Como Cuidar

Galeria
Azaleia Como Cuidar

Segundo o o ex-prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, as azaleias podem ser consideradas um símbolo da cidade. Algumas delas podem se desenvolver durante centenas de anos, porém seu florescer durante as estações formam uma linda camada entre magenta, vermelho, laranja, cor de rosa, amarelo, lilás e branco.

A azaleia é uma planta muito versátil e muito prática de ser conservada. Assim acompanhe abaixo algumas dicas de como cuidar de do seu desenvolvimento, contando inclusive com alguns problemas que podem ocorre nesse processo.

Instruções
  1. 1

    Solo

    A azaleia é um tipo de arbusto que pode adapta a maioria dos solos, porém tem aqueles em que ela atinge seu alto grau de exuberância e desenvolvimento. Assim utilize uma mistura de solo com os seguintes componentes: 2 partes de terra comum de jardim, 1 parte de areia e 1 parte de composto orgânico.

  2. 2

    Luminosidade

    A planta só floresce com bastante luz solar em seu desenvolvimento. Por isso, até lá mantenha fora de casa até que floresça, depois pode traze-la para dentro. Em um cultivo a meia-sombra, contanto que ele receba 4 horas diárias de luz solar.

  3. 3

    Rega

    Não precisa se preocupar tanto com a rega das azaleias. Regue apenas quando o solo apresentar um aspecto ressecado, mesmo assim, não retenha água , não encharque a planta.

  4. 4

    Adubação

    Sinais de falta de nutrientes (quando a planta não floresce ou seus brotos não crescem o necessário) é recomendável aplicar adubação específica uma vez no mês. Com uma mistura contendo 1 parte de farinha de ossos e 1 parte de torta de mamona. Caso prefira utilizar fertilizante químico, a melhor opção são aqueles ricos em fósforo.

  5. 5

    Podas

    Necessária para limpeza da planta e seu ambiente, como também ajuda a estimular o surgimento de brotos mais saudáveis. Assim, comece limpando as folhas muchas e secas do vaso; se ela estiver finalizado o período de floração, retire os galhos em excesso e corte as pontas dos outros galhos. Uma ótima dica para aumentar a próxima floração é cortar as pontas dos galhos que floresceram este ano.

  6. 6

    Controlando Problemas

    - Galhas: Folhas e pétalas apresentarem manchas esbranquiçadas, elimine as partes afetadas com fungicida do tipo Calda Bordalesa.

    - Oídio: Manchas esbranquiçadas, logo em seguida apresentam uma coloração cinza e depois caem prematuramente. Para combater isole a planta das demais, diminua a frequência e quantidade das regas. Em último caso, também aplique o fungicida.

    - Seca de Ponteiros: Se apresenta quando as pontas dos ramos apodrecem chegando ao caule principal, podendo matar a planta. Para controlar, pode a parte afetada e aplique uma pasta à base de oxicloreto de cobre, para proteção da área.

    - Clorose: Quando a folhagem apresenta coloração amarelada. Para controlar observe se estar aplicando adubo com a frequência correta. Pois esse sinal é falta de nutrientes para seu crescimento.

    - Ferrugem: São manchas com cor semelhante a uma ferrugem, o que pode ser explicado pela presença de fungos na azaleia. Aplique Calda Bordalesa.

Comentários
blog comments powered by Disqus