» Hobby » Balé Moderno: conheça

Balé Moderno: conheça

Galeria
balé moderno

O balé moderno foi o estilo que chegou para romper com todas as regras até então impostas pelo balé clássico. O moderno trouxe novas ideologias na dança e abriu espaço para novos estilos. A mãe do balé moderno é considerada Isadora Duncan, embora o estilo tenha nascido quase que de forma simultânea nos Estados Unidos (Com Isadora e Loie Fuller) e Alemanha. Apesar de antigo, o balé moderno continua atraindo a atenção e curiosidade de alunos de dança e ainda consegue se mostrar um estilo inovador e surpreendente. Conheça mais sobre o balé moderno.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando a dança moderna nasceu, o balé clássico era o sucesso da Europa. Por isso, bailarinas dos Estados Unidos se juntaram para criar uma nova identidade e se expressar de forma individual. Em 1904, quando Isadora Duncan visitou a Rússia, ela influenciou Mikhail Fokine a começar a pensar no balé clássico de uma nova forma. Nessa época, o rompimento com o clássico se deu pelas sapatilhas serem banidas e as bailarinas começarem a dançar com os pés descalços. Hoje em dia, entretanto, já há balés modernos dançados na sapatilha de ponta, como "In The Middle, Somewhat Elevated".

  2. 2

    Além de rejeitar o símbolo sagrado do balé clássico e dançar com pés descalços, o balé moderno se caracteriza por não usar as tradicionais músicas do clássico. Por usar músicas que geralmente eram ouvidas em concertos, houve certa resistência por parte dos amantes do balé. No Brasil, o balé moderno surgiu na década de 70 e faz parte da grade horária de muitas escolas de dança até hoje, ao lado do clássico e contemporâneo. Outra diferença crucial entre o clássico e moderno é que o moderno deixou de seguir uma história e sequência de fatos lógicos. No balé moderno, os bailarinos podem usar passos do clássico, mas sempre misturados com sentimentos. Isso faz com que muitos bailarinos modernos sejam estimulados a criar suas próprias sequências de movimentos e contribuir para coreografias.

  3. 3

    Apesar de ter significado grandes mudanças nos padrões de movimentação, técnica e método de criação, o balé moderno também preza pela técnica básica e avançada do balé. Diferente do contemporâneo, a bailarina precisa ter uma boa base de clássico para só então se soltar dela e criar o seu próprio estilo de dançar. As aulas de balé moderno atualmente estimulam a coordenação, criatividade e desenvolvimento corporal. As aulas seguem métodos de Laban ou Martha Graham e focam em técnicas de giro, contrações, expansões, saltos e exercícios de chão. Sequências coreográficas são usadas para ajudar na coordenação e colocar todos os exercícios em prática.

Comentários
blog comments powered by Disqus