» Hobby » Cultura e Sociedade » Bandeira da Irlanda: saiba mais

Bandeira da Irlanda: saiba mais

Galeria
Bandeira da Irlanda: saiba mais

A República da Irlanda é um Estado europeu localizado próximo ao Reino Unido. Suas línguas oficiais são a língua inglesa e a língua irlandesa e sua capital é Dublin, cidade que fica ao extremo leste da ilha. O país é famoso por sua cultura literária, tendo escritores famosos do nível de James Joyce, por sua cultura musical, sendo o berço da banda U2, uma das mais famosas do mundo e, também, por sua cultura na área da gastronomia, principalmente pelas cervejas e outras bebidas alcoólicas. Porém, além de tudo isso, a bandeira oficial da república também tem sua história e seu valor cultural. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre ela.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Thomas Francis Meagher, nacionalista irlandês, fui um revolucionário que lutou pela independência de seu país. Ficou bastante conhecido por seus grandes discursos que ajudou a propagar as ideias nacionalistas por entre todos os revolucionários. Thomas foi quem introduziu, em 1848, a bandeira irlandesa, que estamos acostumados a ver, pela primeira vez.

  2. 2

    Porém, a bandeira só foi reconhecida oficialmente como a bandeira nacional irlandesa no ano de 1916, durante a Revolta de Páscoa. A revolta recebeu este nome por ter se dado durante a Semana Santa e seu objetivo era o mesmo que os revolucionários do país vinham buscando durante alguns anos: conquistar a independência perante o Reino Unido. E, durante esta ocasião, a mesma bandeira que havia sido introduzida por Thomas, foi levantada na cidade de Dublin e finalmente foi reconhecida como a oficial da república. Enfim, somente no ano de 1937, ela foi adotada no estatuto constitucional feito na Constituição daquele ano.

  3. 3

    A bandeira é tricolor, ou seja, tem três cores. Primeiro o verde, no meio o branco e, por fim, o laranja. Cada uma das cores possui um significado. O verde, na esquerda, representa os católicos do país, uma tradição gaélica. O laranja que fica à direita representa os adeptos de Guilherme de Orange, que foi um rei da Inglaterra e da Escócia. O branco, que fica no meio, está nesta posição justamente para representar a união entre essas duas partes, para simbolizar uma trégua pela unificação do país e a sua conquista como república.

Dicas e AVISOS
  • Assim como a bandeira, a Irlanda é um país rico de história e curiosidades. Caso tenha interesse, procure em livros ou em sites um pouco mais sobre, principalmente para quem gosta de livros, visto que a literatura deste país é muito rica.
Comentários
blog comments powered by Disqus