» Hobby » Cultura e Sociedade » Bandeira do Corinthians: saiba mais

Bandeira do Corinthians: saiba mais

Galeria
Bandeira do Corinthians: saiba mais

O Sport Club Corinthians Paulista, conhecido simplesmente por Corinthians, é um dos clubes mais apoiado no Brasil e um dos mais reconhecidos em todo o mundo. Com a segunda maior torcida brasileira, o clube tem um rico palmarés, recheado de conquistas, ao longo da sua história centenária. O time foi fundado em 1910, por operários do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, e foi um dos primeiros a dar oportunidade a pobres de jogarem futebol. Além disso, foi o segundo clube no mundo a aceitar no time jogadores negros.

A sua bandeira, assim como seu símbolo, são assim um espelho destes valores e historia muito rica. Aprenda aqui mais sobre a história da bandeira do Corinthians e alguns dos seus significados.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A bandeira do Corinthians é uma das mais peculiares de todos os times do futebol brasileiro. Tudo porque combina cores pouco habituais no futebol - o preto, associado normalmente aos árbitros, e o vermelho - e porque o desenho envolve caraterísticas de um navio, com remos, leme e âncora.

    Criada em 1916, a bandeira do clube tem sido modificada ligeiramente ao longos dos anos. Por exemplo, atualmente o símbolo tem quatro estrelas amarelas no topo, que representam os títulos nacionais conquistados em 1990, 1998, 1999 e 2005. Uma estrela maior, colocada mais acima, representa o campeonato mundial que o time venceu no ano 2000.

  2. 2

    No início, a cor oficial do uniforme do time era o bege, de forma a homenagear o time inglês homônimo que deu origem ao Corinthians no Brasil. No entanto, o branco e as cores claras sempre foram uma constante na representação do time, uma vez que simbolizam que todo o uniforme do Corinthians, em 1910, era feito de sacos de farinha. Além disso, as suas cores são ainda símbolo de raça e persistência, dois valores fortes no clube.

  3. 3

    O escudo do Corinthians é uma mistura de elementos náuticos, como remos, leme ou ancora, porque o time foi fundado de acordo com o homônimo clube inglês, criado por elementos da Marinha. Essa tradição manteve-se e chegou aos dias de hoje intata, apesar do clube já não ter essa ligação mais à Marinha. No centro do escudo tem a bandeira do estado de São Paulo, de forma a mostrar a sua inidivudalidade estadual.

    Quanto ao nome, Corinthians nasce em jeito de homenagem à cidade grega de Corinto.A sugestão foi do brasileiro Joaquim Ambrósio, tendo ganho, em votação, a outros nomes, como o de Santos Dumont (em homenagem ao inventor do avião) e Carlos Gomes (em homenagem ao maestro que escrevia em italiano).

Comentários
blog comments powered by Disqus