» Hobby » Cultura e Sociedade » Bandeira Rio Grande do Sul: saiba mais

Bandeira Rio Grande do Sul: saiba mais

Galeria
Bandeira Rio Grande do Sul: saiba mais

O Rio Grande do Sul situa-se no sul do Brasil e é uma das 27 unidades federativas do país. A sua capital é Porto Alegre, fundada em 1742, portanto no século XVIII, pelos colonizadores portugueses.

Com um papel determinante na história brasileira, já que, por exemplo, foi o palco da mais longa guerra civil do país, a Guerra dos Farrapos, Rio Grande do Sul representa atualmente um importante papel econômico para o Brasil, já que tem quarto maior PIB de todo o país.

Aprenda aqui um pouco mais sobre a bandeira do Rio Grande do Sul e sobre o seu significado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A origem da bandeira do Rio Grande do Sul remonta à Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil brasileira, que decorreu entre 20 de setembro de 1835 e 1 de março de 1845, opondo os republicanos ao governo imperial do Brasil. A bandeira, composta por três faixas diagonais com as cores verde, vermelho e amarelo respetivamente, corresponde aos desenhos que os rebeldes faziam. A sua autoria é creditada tanto a Bernardo Pires, como a José Mariano de Mattos, segundo os historiadores, e começou a ser usada em 1891 durante a primeira Republica. Atualmente, a bandeira tem também ao centro o respetivo brasão de armas.

    Durante o Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas suspendeu qualquer símbolo estadual ou municipal em todo o Brasil, ficando assim proibida também a bandeira do Rio Grande do Sul. No entanto, a 5 de janeiro de 1966 a bandeira voltou a ser estabelecida, até aos dias de hoje.

  2. 2

    A bandeira do Rio Grande do Sul, que tem oficialmente 7 metros por 10 metros de dimensão, representa pelo verde o auriverde do Brasil, e pelo vermelho a guerra. No entanto, existem especialistas que defendem uma outra teoria, que indica que as cores da bandeira é uma fusão do rubroverde da bandeira de Portugal com o aurivermelho da bandeira espanhola, simbolizando a fronteira que a região marcava entre as duas potências colonizadoras. No entanto, esta teoria é controversa, uma vez que a bandeira de Portugal durante a Guerra dos Farrapos era a monárquica, que tinha as cores azul e branca, tornando esta ideia pouco provável.

  3. 3

    O lema da bandeira do Rio Grande do Sul é Liberdade, Igualdade, Humanidade. Esse mote, tal como os símbolos do brasão de armas, têm origem na Maçonaria, uma vez que os principais líderes políticos e militares da região faziam parte da Maçonaria.

Comentários
blog comments powered by Disqus