» Hobby » Barbante crochê: saiba fazer

Barbante crochê: saiba fazer

Galeria
Barbante crochê: saiba fazer

O crochê tem estado a cada dia mais em alta no mundo do artesanato e da moda, isto se deve ao fato da grande capacidade de utilização desta técnica, que até pouco tempo atrás era mais restrita a núcleos familiares e tradicionais, em um variado número de composições de artigos decorativos e de vestimenta. Atualmente o crochê tem sido visto não somente nos lares mais tradicionais, como já estava se tornando costume, mas foi resgatado e levado até os mais célebres nomes da moda internacional. Junto a isso uma de suas outras vertentes têm ganhado adeptos apaixonados, a dos artesãos que produzem o crochê com barbante.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • agulha de crochê para trabalho com barbante
  • barbante na cor de preferencia
  1. 1

    O crochê com barbante visa a produção de peças decorativas, ou até mesmo de vestimenta, mais rústicas e próprias para usos de maior exigência em termos de durabilidade, tais como tapetes e cortinas. Mas isto não impede a produção de belíssimas peças com outros tipos de finalidades, também feitas em barbante e que não fiquem restritas aos usos mais robustos. Podem ser feitos colchas, centros de mesa, boleros e casaquetos e diversas outras peças, apenas escolhendo-se o barbante adequado a cada tipo de peça.

  2. 2

    Para fazer o seu próprio tapete de Crochê utilizando barbante, escolha uma cor e siga as seguintes instruções:

    Tapete de Crochê em Ondas feito de Barbante
    Carreira Base: Faça 153 correntinhas mais 1 correntinha para subir, virar e iniciar a próxima carreira.
    1ª CARREIRA: Essa carreira é composta apenas de pontos baixos, iniciados na segunda correntinha.
    2ª CARREIRA: Faça 3 correntinhas para subir, e iniciar a próxima carreira. Essas 3 correntinhas equivalem ao 1º ponto alto dos três primeiros do motivo. Pule 1 ponto baixo, e faça o 2º ponto alto. Pule mais 1 ponto baixo e teça o 3º ponto alto. Pule outro ponto baixo e faça 1 ponto alto em V (o qual é composto de 2 pontos altos presos em um mesmo ponto baixo da carreira anterior formando um V). Faça mais 5 pontos altos em V, nos próximos 5 pontos baixos da carreira anterior, completando assim os seis pontos altos em V, que forma a parte da onda que fica para cima. ATENÇÃO! Nesta próxima etapa, pule sempre um ponto baixo da carreira anterior. Então, pule 1 ponto baixo e teça um ponto alto. Pule mais 1 ponto baixo e faça outro ponto alto. Pule outro ponto baixo e faça mais outro ponto alto. Pule mais 1 ponto baixo e teça outro ponto alto. Pule outro ponto baixo e faça mais 1 ponto alto. Pule outro ponto baixo e teça outro ponto alto completando desta maneira os 5 pontos altos da parte da onda que fica para baixo.

  3. 3

    Continue a tecer ondas nesta carreira para cima e para baixo até que ela esteja finalizada.
    As próximas carreiras apenas repetem os procedimentos da primeira e segunda carreiras, até que se queira finalizar o trabalho, onde então se faz uma carreira toda em pontos baixos.

    Opcional: Se achar necessário o tapete fica muito bonito com a aplicação de franjas que podem ser cortadas em fios de comprimentos uniformes no tamanho desejado e colocados facilmente com a própria agulha usada para a confecção do trabalho de crochê.

Comentários
blog comments powered by Disqus