» Alimentos » Receitas » Batata noisette

Batata noisette

Galeria
Batata noisette

A batata é um dos alimentos mais populares do ocidente. Originária dos Andes, chegou à Europa no século XV e causou uma grande revolução na alimentação de vários povos. O rei francês Luis XVI foi autor de uma estratégia inusitada para popularizar o tubérculo. Mandou que fosse plantada em canteiros públicos e vigiadas por guardas durante o dia. De noite a população roubava as batatas, acreditando que por serem tão bem guardadas deviam ser um ótimo alimento.

Atualmente ninguém precisa ser convencido do valor e sabor das batatas. Entre as centenas de receitas utilizadas, algumas se destacam e chamam a atenção por sua versatilidade. A batata noisette é um desses pratos, fácil de fazer, rende um excelente aperitivo ou acompanhamento.

Aprenda a fazer essa receita passo a passo no guia abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • óregano
  • 50 gramas de fárinha de rosca
  • 1 cebola média ralada
  • 2 cabeças de alho ralado
  • sal e pimenta a gosto
  • 700 gramas de batata
  • 2 ovos
  • noz moscada a gosto
  1. 1

    Cozinhe as batatas em água fervente até que fiquem bem macias. Cerca de 20 minutos devem bastar, mais do que isso pode deixar as batatas mais moles do que é desejado.
    Quando estiverem mornas, descasque as batatas e passe-as por um processador ou amasse-as com um garfo, fazendo um purê firme.

  2. 2

    Acrescente cebola e alho ralados, o ovo, sal pimenta, uma pitada de noz moscada e um pouco de orégano.
    Faça bolinhas com o purê e reserve. Para que as bolinhas não fiquem muito moles é preciso que a batata esteja no ponto certo e não macia a ponto de se desfazer.
    Empane as noisettes utilizando clara de ovo e farinha de rosca. Se preferir, substitua a farinha de rosca por parmesão ralado. Deixe as bolinhas de batata por cerca de 2 horas no freezer.

  3. 3

    Frite as bolinhas aos poucos em óleo quente, até que sua superfície fique dourada. Frite poucas unidades por vez, evitando mexer demais.
    Deixe escorrer em papel toalha e sirva como desejado.

  4. 4

    Outra versão da mesma receita ensina a fazer bolinhas com a batata crua usando um boleador pequeno. As bolinhas são cozinhadas em água fervente e colocadas para escorrer.
    Em uma frigideira, acrescente três colheres de manteiga, uma pitada de sal e frite as bolinhas de batatas, tomando cuidado para que não se desfaçam. Desligue o fogo e acrescente salsinha picada.
    Se preferir uma receita mais elaborada pode acrescentar um cálice de vinho branco e deixar evaporar em fogo baixo, assim que as noisettes de batatas estiverem fritas.

  5. 5

    Sirva as noisettes como acompanhamento em almoços e jantares. A receita empanada pode também ser consumida como aperitivo.

Dicas e AVISOS
  • A batata asterix, de casca roxa, é a mais recomendada para essa receita.
  • Se as bolinhas estiverem muito moles, deixe-as mais tempo no freezer.
Comentários
blog comments powered by Disqus