» Hobby » Carros » Bateria de carro: como trocar

Bateria de carro: como trocar

Galeria
Bateria de carro: como trocar

As baterias dos carros, apesar de serem um componente com uma esperança de vida longa, duram em média cerca de três anos e meio, não duram para sempre e acabam por necessitar de serem trocadas.
Quando chega esse momento, pode sempre levar o seu automóvel à oficina e deixar o mecânico troca-la. É mais seguro, mas também é mais caro. É que trocar a bateria do carro não é um processo particularmente complicado. Por isso, se quiser fazê-lo em casa, descubra aqui como pode e deve trocar a bateria do seu carro.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiro que tudo, certifique-se que a bateria do seu carro necessita mesmo de ser trocada.
    Por exemplo, verifique se existem resíduos azulados ou esbranquiçados em redor dos terminais da bateria. Procure limpá-los, mas atenção, não o faça com as mãos. Às vezes, este simples procedimento ajuda a melhorar a transmissão da bateria.
    Pode também verificar o alternador e ver se o problema não será daí.
    Se tiver a certeza de que o problema está na bateria, então está na hora de aprender a mudá-la.

  2. 2

    Opte pela bateria certa e compre o modelo indicado. Lembre-se que precisa de ter atenção às especificações técnicas e físicas da bateria.
    O compartimento no carro para a bateria é, muitas vezes, limitado. Por isso, não compre uma bateria que depois não caiba no seu modelo de automóvel.
    Certifique-se também que a bateria do seu carro não necessita de acessórios especiais.
    Quando comprar a nova bateria para o carro, não se esqueça de levar a antiga para entregar para reciclar. Alguns locais, se não o fizer, obrigam ao pagamento de uma taxa adicional.

  3. 3

    Prepare o local de trabalho ideal. A segurança é fundamental. Não fume durante o processo, utilize luvas e óculos especiais para evitar queimaduras e outras complicações e mantenha uma distância segura de faíscas e de outras fontes de fogo.
    Depois abra o capô e trave-o com a alavanca respetiva para se manter aberto.
    Localize a bateria e os seus terminais, o negativo e o positivo. O positivo é o que tem o sinal de mais e o negativo é o que tem o sinal do menos. Desconecte o cabo do negativo com uma chave de 8mm ou 10mm e depois o positivo. Atenção que deve ser sempre esta a ordem. Marque também os cabos para saber qual é o negativo e o positivo.
    Depois desaparafuse e desencaixe a bateria do seu lugar. Cuidado que costumam ser pesadas, por isso se precisar peça ajuda a um amigo ou familiar.
    Coloque a nova bateria no mesmo local, ligando os terminais corretos e encaixando-a como deve ser. Reconete o terminal positivo e depois o negativo. Pode borrifar a bateria com um pouco de graxa de lítio para prevenir qualquer indício de corrosão.
    Feche o capô e ligue a ignição do carro. Verifique se está tudo a funcionar, incluindo o sistema elétrico.

Comentários
blog comments powered by Disqus