» Hobby » Carros » Bateria para moto: como trocar

Bateria para moto: como trocar

Galeria
Bateria para moto: como trocar

Muito se diz como se deve efetuar a troca da bateria de uma moto em diversos posts publicados na internet. A dúvida que mais perdura é se, durante a manutenção, deve-se desconectar o cabo negativo (que possui cor preta), antes mesmo de fixar o cabo positivo (que possui cor vermelha), no momento em que se retira a bateria. Atente-se para as explicações abaixo:

Instruções
  1. 1

    É fundamental saber que os polos de uma bateria (os pólos positivos e negativos), em hipótese alguma poderão se tocar. Este fato poderá ocasionar até mesmo uma explosão ou eletrocutar quem estiver realizando o trabalho. Ou seja, fique atento e tome muito cuidado neste momento. O terminal de bateria está ligados ao chassis da motocicleta e, por isso, caso você decidir remover o positivo (que possui cor vermelha), observe para não tocar a chave de fenda (chave inglesa) em qualquer uma das partes do chassis, uma vez que isso fará a condução de energia, tornando-se uma situação arriscada. Por outro lado, caso você retirar o negativo (que possui cor preta) e, mesmo tocando com qualquer ferramenta metálica no chassi, nada irá acontecer.
    Portanto, orientamos os motoqueiros a efetuar este procedimento sempre que forem remover a bateria de sua motocicleta. Não faça nada às pressas, pois poderá ocorrer acidente. Ao proceder a conexão, faça os procedimento inverso e atente-se aos demais passos descritos abaixo.

  2. 2

    Há dois tipos de bateria para motocicletas, ou seja, bateria selada e bateria comum. As baterias seladas não requerem manutenção alguma, porém, as baterias comum exigem e necessitam de solução de bateria ou água destilada. Os manuais de fabricantes indicam que seja examinado o nível a cada duas semanas, aproximadamente 15 dias.

  3. 3

    Para realizar a troca, primeiro retire a tampa lateral esquerda da motocicleta com uma chave especial (Phillips ou de fenda), bem como desparafuse os terminais conectados desencaixando a borrachinha que segura a bateria. Coloque a nova bateria no local e prenda a borracha novamente fechando a tampa lateral da moto.

  4. 4

    O momento ideal para a troca da bateria da sua motocicleta é quando esta estiver descarregando seguidamente e com muita rapidez (cerca de Cinco dias, por exemplo), bem como já tenha sido realizada uma carga lenta sem que se tenha a obtenção de sucesso na resolução do problema. Assim, saída é providenciar a troca da bateria usada. Contudo, antes deve se certificar de que o caso esteja ocorrendo devido a conhecida fuga de correte, enquanto a moto esta desligada. Aconselhamos que procure uma oficina especializada caso isso estiver ocorrendo, pois será necessário uma análise de um técnico para identificar o problema.

Comentários
blog comments powered by Disqus