» Família » Bem-Estar da Família » Bebe recém nascido: saiba quais cuidados tomar

Bebe recém nascido: saiba quais cuidados tomar

Galeria
Bebe recém nascido: saiba quais cuidados tomar

A chegada de um bebê a uma família é sempre algo especial que gera uma intensa manifestação de felicidade por todos, no entanto, são inevitáveis as incertezas e dúvidas geradas pelas mamães de “primeira viagem”. O primeiro filho implica em uma grande responsabilidade; os pais devem assumir cuidados essenciais para garantir ao bebê recém nascido um crescimento saudável e um desenvolvimento satisfatório. Solucione suas dúvidas conferindo nossas dicas de cuidados com o bebê recém nascido, saiba quais cuidados tomar. Proporcione uma vida saudável e feliz a este ser que inicia uma nova vida.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Amamentação

    Alimente o recém nascido apenas com leite materno. É indispensável alimentar os bebês menores de 12 meses com o leito provido do seio da mãe, pois ele nutre, hidrata e acalma a criança, sendo constituído de todas as vitaminas e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
    Há casos em que a mãe não possui leite suficiente ou não pode alimentar a criança devido algum problema, nestes casos aconselha-se visitar um médico para que seja indicado uma alimentação adequada.
    Nos primeiros meses, é recomendado alimentar o recém nascido de 8 a 10 vezes por dia ou sempre que o bebê solicitar, através do choro ou qualquer outro gesto similar.

  2. 2

    Sono

    Garanta um sono adequado e agradável ao recém nascido, coloque o bebê para dormir de costas ou de lado, evitando assim possíveis desconfortos. Solicite um colchão de segurança aprovado para o berço. Quanto ao berço certifique-se de que seja seguro e apropriado para o bebê. Evite vestir o recém nascido com muitas roupas na hora de dormir, para que não ocorra asfixia ou super aquecimento da criança.

  3. 3

    Higiene

    O melhor horário para banhar o recém nascido é aquele período que se adapta melhor a rotina da mãe e do bebê, pois exige total dedicação e cuidado. Procure manter sempre o mesmo horário, para estabelecer uma rotina de vida ao bebê. Prepare o banho organizando todos o material que necessita como sabonete neutro, toalha, escova macia, pomada anti-assaduras, algodão, fraldas e roupas do bebê na sequência em que vai vesti-lo.

    Certifique-se de retirar anéis, pulseiras e relógios para não machucar a pele sensível do bebê. Aqueça a água de acordo com a temperatura ambiente, garantindo que não haja nenhuma corrente de ar.
    Comece o banho através do rosto, lavando somente com água, em seguida, lave a cabeça e o resto do corpo com sabonete neutro.

    Tenha cuidado e atenção ao lavar ao redor do coto umbilical, seque preferencialmente com uma toalha absorvente, de forma suave. Recomenda-se limpar e fazer o curativo do coto umbilical de acordo com as orientações do médico ou pediatra. Não esqueça de fazer a higiene da banheira, ao terminar o banho.

  4. 4

    Carinho e atenção

    Não basta apenas seguir a risca os cuidados básicos, amor e atenção também são fundamentais. Nos primeiros meses a comunicação entre a mãe e o bebê se dá através dos gestos. estimule os sentidos do recém nascido com caretas ou através do toque das mãos. Converse sempre com o seu bebê, a voz dos pais serve como “calmante” natural. Garanta uma rotina de visitas ao médico, consulte o pediatra para que se estabeleça exames e vacinas obrigatórias ao recém nascido.

Comentários
blog comments powered by Disqus