» Hobby » Animais e Animais Domésticos » Bem estar animal: saiba mais

Bem estar animal: saiba mais

Galeria
Bem estar animal: saiba mais

O bem-estar animal está ligado a qualidade de vida e envolve muitos fatores como longevidade, felicidade e saúde. Também pode estar ligado a outros elementos, mas cada pessoa classifica por um grau de importância menor ou maior. Pensar no bem-estar é levar em consideração que um animal tenha a capacidade de viver experiências que podem ser subjetivas e que representem satisfação ou dor.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A definição cientifica de bem-estar animal se refere a saúde mental e física do animal, assim como o ambiente que pode influenciar esses fatores. Os estudos a respeito do bem-estar dos animais começaram a partir de um conceito sobre ética que envolve o cuidado com os bichos, embora essa concepção seja demasiadamente subjetiva.

    Para estudar esse assunto foram feitas experiências subjetivas e no funcionamento fisiológico. O primeiro conceito se relaciona com o comportamento dos animais: o animal precisa estar em um ambiente natural que o estimule a ter um comportamento também natural, como se ele realmente vivesse na natureza.

    O funcionamento fisiológico também é um fator importante, pois ele deve apresentar funcionamento satisfatório em todos os sistemas biológicos. Nesse fator estão inclusas a competência imunológica, longevidade, fertilidade e as taxas de crescimento.

  2. 2

    As experiências subjetivas se relacionam com a redução dos fatores negativos como sede, fome, frustração e medo. Esses fatores negativos podem ser amenizados com fatores positivos como prazer, conforto e boa alimentação.

    No conceito de bem-estar animal também estão inclusos os cinco tipos de liberdades: todo animal poderá expressar os seus comportamentos, serão livres de doenças e dores, serão livres de estresse e mede, serão livres de desconforto físico e térmico e serão livres da sede e da fome.

  3. 3

    A ciência do bem-estar é muito diferente dos direitos dos animais, principalmente por terem conceitos explicitamente diferentes. O movimento que defende o direito dos animais tem a base no conceito de filosofia em que os bichos têm o direito de não sofrer, sendo assim o conceito é mais subjetivo.

    Diferente disso, o bem-estar animal se relaciona com pesquisas científicas que visam garantir a qualidade de vida dos animais em cativeiro com a supervisão humana e sob cuidados. Sendo assim, por exemplo, a criação de galinhas em uma granja não atende ao que defende os Direitos dos Animais, mas pode estar dentro do conceito de bem-estar animal. Em uma granja as galinhas vivem em um espaço pequeno, mas podem ter comida de qualidade, estar livre de dor e medos.

Comentários
blog comments powered by Disqus