» Hobby » Esportes » Beneficios da natação

Beneficios da natação

Galeria
Beneficios da natação

Praticar atividades físicas é sem dúvida uma das melhores maneiras do ser humano conservar seu corpo por mais tempo, tendo assim uma melhor qualidade de vida. Dos esportes praticados ao redor do mundo, a natação é um dos que mais exercitam boa parte do nosso corpo. O esporte, que tem como objetivo manter-se dentro da água, movimentando os membros superiores e inferiores (braços e pernas), é praticado desde tempos imemoriais. Como todo esporte, a natação traz muitas vantagens á saúde daqueles que a praticarem.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Inicialmente utilizada pelo homem apenas como meio de se locomover de um local para outro, em épocas antigas, a natação começou a se tornar um esporte, um meio de competir. Na Europa Ocidental, mais precisamente na Grécia, o esporte ganhou sua primeira competição, ao ser incluído nos Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas, os primeiros da Era Moderna. Com o passar dos anos, o esporte começou a se espalhar por diversas nações do planeta, tornando-se muito comum a sua prática.


  2. 2

    São muitos os benefícios que a natação pode levar ao corpo humano. O esporte é um dos poucos nos quais praticamente todos os músculos dão exercitados. Além dos músculos, as articulações também são movimentadas. Aqueles que nadam fazem vários exercícios ao mesmo tempo. É quase como fazer musculação, porém com uma menor intensidade. Os músculos e as articulações exercitados operam ao lado do sistema respiratório, que é essencial para a prática do esporte. Nadar pode ajudar a definir e eliminar gorduras indesejadas do nosso corpo. É um ótimo exercício para aqueles que desejam emagrecer.

  3. 3

    A natação pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. No caso de crianças, menores de 10 anos, deve ser feito um acompanhamento aos mesmos. Bebês menores de três anos de idade também podem nadar. Pesquisas mostram que é a melhor idade para uma pessoa aprender a nadar, pois um bebê já trabalha o sistema respiratório submerso a um líquido desde que está na barriga da mãe, pois a bolsa possui em grande quantidade. Além disso, a natação auxilia no aumento de resistência da musculatura, em cada músculo que é trabalhado durante os treinos.

  4. 4

    A frequência cardíaca também obtém grande melhora através da prática do esporte, além de uma redução significativa da pressão nas artérias e da manutenção do sistema cardiorrespiratório. A natação também melhora, e muito, a coordenação motora, dando maior equilíbrio, flexibilidade e agilidade ao praticante. Mas não é apenas no âmbito físico que a natação trabalha. Ela também leva uma grande melhora á parte psicológica das pessoas, trazendo-lhes um maior nível de auto estima, de bem estar consigo mesmo, além do desejo de ter uma vida social mais ativa, pois o esporte ajuda a aumentar o círculo social no qual o praticante do esporte está inserido.

Comentários
blog comments powered by Disqus