» Família » Educação dos Filhos » Blocos econômicos: saiba mais

Blocos econômicos: saiba mais

Galeria
Blocos econômicos: saiba mais

Blocos econômicos consistem na aliança entre vários países (normalmente próximos geograficamente) com a finalidade de expandirem seus mercados consumidores, fomentarem o comércio entre si através da redução de tarifas alfandegárias e impostos, alcançarem crescimento econômico e fazerem frente à influência de outros países.

Neste processo os países adotam a “soberania comum”, onde cada país abre mão de uma parte da sua soberania em benefício do bloco como um todo. Os blocos econômicos apresentam a vantagem de facilitar e baratear o acesso a vários produtos. Em contrapartida, isso pode provocar a falência de empresas locais em virtude da concorrência global e conseqüentemente o desemprego.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro bloco econômico criado foi a CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço) formada pela Alemanha Ocidental, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Luxemburgo e Grã-Bretanha.
    Após a CECA, foi fundada a CEE (Comunidade Econômica Européia), que se tornou, posteriormente, a atual União Européia (UE). O sucesso dos blocos econômicos europeus acabaram por estimular o surgimento de várias alianças econômicas em várias regiões do planeta.

  2. 2

    Os blocos econômicos podem apresentar características distintas, sendo classificados como Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária.
    Nas Zonas de Livre Comércio os países participantes reduzem, ou abrem mão, de barreiras não-tarifárias, tarifárias e alfandegárias. A União Aduaneira consiste na abertura do mercado interno para o comércio de bens previamente regulamentados.

    Nos Mercados Comuns há o trânsito livre de bens, serviços, pessoas e moedas, de forma igualitária entre os países; já na União Econômica e Monetária os que dela participam dispõem da mesma moeda, banco central e há o livre comércio entre os seus membros.

  3. 3

    O Brasil faz parte do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), estabelecido em 1991 e que objetiva eliminar as barreiras comerciais entre alguns países da América do Sul. O MERCOSUL já conta com um Sistema de Pagamento em Moedas Locais que, por enquanto, só funciona entre Brasil e Argentina, e permite que os pagamentos referentes a transações comerciam sejam efetuadas conforme a moeda local de cada país.

  4. 4

    O único bloco econômico do mundo que atingiu a união econômica e monetária foi a União Europeia, de um total de 38 blocos econômicos existentes no mundo. A UE conta, atualmente, com 27 Estados membros, sendo que o processo de aceitação de um país demora cerca de 10 anos e é realizado de forma gradual.

Dicas e AVISOS
  • Os EUA participam de três blocos econômicos distintos: O NAFTA, o Pacto Andino e a APEC.
Comentários
blog comments powered by Disqus