» Dinheiro » Finanças Pessoais » Boleto bancário cobrança: como funciona

Boleto bancário cobrança: como funciona

Galeria
Boleto bancário cobrança: como funciona

Nos dias de hoje, muitos ainda têm dificuldade para saber a correta definição sobre o que é um boleto bancário e como funciona. O boleto bancário pode ser considerado como uma das maneiras mais viáveis e fáceis de cobrança. Boleto bancário é uma maneira de efetuar pagamentos que existe apenas em território nacional. Fazer cobranças através de boleto bancário é permitido tanto pessoas físicas quanto jurídicas. É necessário possuir conta em um Banco para que seja possível fazer a contratação da carteira de cobrança. Continue a leitura para aprender mais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O boleto bancário pode ser definido como um ficha de compensação emitida pelo vendedor de bens ou serviços. Nessa ficha contém informações como código do banco, valor do bem ou serviço, sacado, cedente, etc. Outro ponto importante a se notar é que o pagamento por boleto bancário não permite parcelamento, ou seja, o valor terá sempre que ser pago à vista.

    Existe um padrão de decodificação em todo boleto bancário. Esse padrão possui dois tipos de decodificação, digitado e leitura óptica. Cada tipo de leitor de código de barras usa um modo específico de leitura e decodificação de códigos. Esses tipos são, escâner laser, esferográfico e o mais recente, leitores com câmeras. O boleto bancário pode ser pago em vários locais incluindo, Internet banking, Casas Lotéricas, Agências de Correios, Supermercados entre outros.

  2. 2

    Banco: o banco age como o contratado do Cedente. A instituição de dinheiro irá receber o valor do documento, o qual será pago pelo sacado e enviará esse valor para a conta do Cedente.

    Sacado: o pagador do boleto bancário.

    Cedente: este será o emissor da cobrança, irá receber o pagamento do Sacado.

    Taxas: dependendo de qual instituição financeira for escolhida pelo Cedente, será cobrado uma taxa que varia de um a quatro reais. Para que essa taxa seja evitada, há também a opção de ter o boleto emitido sem registro e é a forma mais recomendada para o uso na Internet. O Cedente também pode tornar-se isento desta taxa de acordo com alguns fatores considerados pela instituição financeira. Esses fatores incluem: tempo de conta no banco, volume de movimentação, entre outros.

  3. 3

    O Sacado deverá fazer o pagamento do documento de cobrança após a emissão do mesmo pelo Cedente seguindo a maneira descrita anteriormente. O banco emissor da cobrança receberá a quantia enviada pela instituição financeira que receber o pagamento. Por último, o banco que emitiu o boleto irá descontar a taxa acordada com o Cedente.

Comentários
blog comments powered by Disqus