» Alimentos » Receitas » Bolo artístico passo a passo

Bolo artístico passo a passo

Galeria
Bolo artístico passo a passo

Bolos artísticos podem ser feitos em qualquer formato ou tema. Geralmente executados por profissionais que possuem treinamento e habilidade para executar projetos elaborados, esse tipo de bolo termina sendo bem caro.
Bolos bonitos e decorados de maneira artística podem ser feitos por qualquer um. O importante é começar com algo mais simples e se ater a algumas dicas e técnicas.

O guia a seguir ensina como decorar um bolo com flores de pasta americana e glacê. Delicado e de bom gosto, esse bolo serve para aniversários, comemorações e bodas e até casamento, caso as cores sejam mudadas. Para aprender a fazer um bolo artístico passo a passo siga as instruções abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Essência de baunilha
  • Açúcar impalpável
  • Corantes em gel
  • Pasta americana pronta
  • 1 tablete de manteiga sem sal
  • 3/4 de uma caixa de creme de leite
  • 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
  1. 1

    Faça duas receitas de bolo de sua preferência. Pode ser inclusive massa semi pronta de caixinha. Na hora de assar, unte a forma e coloque uma folha de papel manteiga no fundo. O papel ajuda para que o bolo não grude e se despedace ao ser desenformado.
    Recheie os bolos com o que quiser. Não molhe demais a massa, já que quanto mais estruturado, mais fácil é confeitar o bolo.
    Se não tiver experiência com pasta americana, prefira o formato redondo ao quadrado.

  2. 2

    Faça um glacê batendo a manteiga, o açúcar refinado, essência de baunilha e o creme de leite. Passe em toda a extensão do bolo, corrigindo imperfeições como buracos e rachaduras. Não precisa ficar perfeito ou ser uma camada grosa, o bolo ainda será coberto por pasta americana. Reserve um pouco desse glacê.

  3. 3

    Usando pasta americana pronta cubra o bolo. Para isso polvilhe um pouco de açúcar impalpável em uma superfície, use um rolo para abrir a massa. Cubra o bolo ajeitando a pasta americana com as mãos. Corte as sobras com um estilete.
    Existe uma espátula de plástico que ajuda a deixar a pasta americana lisa. Se quiser um efeito mais profissional, adquira o instrumento em lojas especializadas.

  4. 4

    Tinja um pouco do glacê reservado de verde. Com um saco de confeito folhas em um lado do bolo, não precisa serem perfeitas. As flores serão colocadas sobre elas, disfarçando imperfeições.

  5. 5

    Tinja o resto da pasta americana com corante em gel. Como o objetivo é fazer flores, escolha a cor que preferir, pode inclusive usar mais de uma. Para cortar as flores será necessário ter um cortador em forma de pétalas, encontrado em lojas especializadas. Monte as flores sobre o glacê.

  6. 6

    Use o glacê verde para fazer o miolo das flores. Se quiser faça outros detalhes usando o glacê não tingido, como arabescos ou palavras.

Dicas e AVISOS
  • Pode substituir o glacê da cobertura, por glacê de açúcar em vez do de manteiga
  • Se preferir faça as folhas com pasta americana
  • Cuidado para não manchar as mãos ao manusear o corante em gel
Comentários
blog comments powered by Disqus