» Alimentos » Receitas » Bolo em formato de coração

Bolo em formato de coração

Galeria
Bolo em formato de coração

Os bolos mais tradicionais são feitos em formato redondo, retangular ou quadrado. Bolos artísticos são esculpidos em praticamente qualquer formato, existem empresas especializadas que criam doces que mais se assemelham a obras de arte. Nem todo mundo tem treinamento, habilidade e materiais disponíveis para esculpir bolos desse tipo, mas qualquer um pode executar projetos mais simples e criativos.

A receita a seguir é de um bolo perfeito para ocasiões e pessoas mais românticas. Seu aspecto é incomum tanto pela coloração quanto por ser em forma de coração. A massa leva beterraba para deixá-lo cor de rosa, se não gostar do sabor pode substituir por uma receita comum e acrescentar algumas gotas de corante. Não é necessário possuir uma forma especial, embora essa seja a jeito mais fácil de conseguir um formato diferente. Quem preferir não investir em itens que podem não ser muito usados mais tarde, deve seguir o guia abaixo. O resultado será um bolo em formato de coração que chamará para si todas as atenções.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Essência de baunilha
  • 3 xícaras de açúcar
  • 4 ovos grandes
  • 100 gramas de manteiga
  • 300 gramas de beterraba
  • 3 e ¼ de xícaras de açúcar de confeiteiro
  • Papel manteiga
  • 3 xícaras de farinha de triigo
  • 1/2 xícara de óleo de soja
  • 150 ml de suco de limão coado
  1. 1

    Para fazer a massa lave e pique as beterrabas. Coloque-as em um liquidificador e bata por um minuto junto com os ovos, o óleo e o suco de limão. Em outro recipiente peneire a farinha e o açúcar. Acrescente o creme de beterraba e misture até que a massa se encontre lisa e homogênea. Acrescente uma colher de café de fermento em pó e misture novamente.
    Unte uma forma redonda e fixe uma folha de papel manteiga em seu fundo. Despeje a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos, ou até que esteja assado. Execute a receita duas vezes.

  2. 2

    Deixe esfriar e desenforme o bolo com cuidado, delicadamente puxe a folhe de papel manteiga que está grudada no bolo. Em outra folha, desenhe e recorte um coração do maior tamanho possível dentro da circunferência do bolo. Segurando o papel com uma mão para que não saia do lugar, recorte o pólo usando uma faca grande com serras. Vá devagar, serrando de cima para baixo. Pode fazer por partes, primeiro um lado, depois a parte de cima e assim por diante. É normal que o bolo não fique perfeito, apresentará ranhuras e poderá esfarelar um pouco.

  3. 3

    Recheie com o doce de sua preferência e monte um bolo sobre o outro.

  4. 4

    Bata o açúcar de confeiteiro com manteiga e gotas de baunilha até obter um creme firme. Usando uma espátula, conserte qualquer imperfeição no bolo com o glacê. Confeite alisando o creme em toda a extensão do bolo. Acrescente lascas de chocolate branco sobre ele. Se preferir, cubra com pasta americana

Dicas e AVISOS
  • Recheie com um dece claro para combinar com a cobertura
  • Diminua a quantidade de açúcar na massa se quiser um bolo menos doce
Comentários
blog comments powered by Disqus