» Alimentos » Receitas » Bolo romeu e julieta

Bolo romeu e julieta

Galeria
Bolo romeu e julieta

Aprenda como fazer o famoso e delicioso bolo romeu e julieta de uma forma incrementada.

Instruções

Coisas que você precisa

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 3/5 de xícara de chá de leite
  • 2/3 de xícara de chá de água
  • 200 g de queijo minas (ou meia cura ou parmesão)
  • 5 gemas
  • 300 g de goiabada
  • 250 g de creme de leite fresco
  • 1 ¼ xícara de chá de açúcar
  1. 1

    Existem algumas variações para o bolo romeu e julieta. Em uma delas, a goiabada fica apenas em sua cobertura, na outra, existem pedaços de goiabada por toda a sua extensão e ainda pode-se ter um recheio de queijo.

  2. 2

    Aprenda, primeiramente, a forma mais clássica:

    Bata as claras de 4 ovos numa batedeira até que atinjam ponto de neve. Em seguida, adicione as 4 gemas pausadamente - sem parar de bater - e 1 ¼ xícara de chá de açúcar, sempre batendo em velocidade reduzida.

    Ainda batendo em velocidade baixa, acrescente 2 xícaras de chá de farinha de trigo e 3/5 de xícara de chá de leite, colocando-os alternadamente. Deixe a mistura batendo até que ela se torne homogênea.

    Desligue a batedeira e acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó com o auxílio de uma colher.

    Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo - retirando o seu excesso - e despeje a massa sobre ela. Leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja no ponto de bolo. Para saber quando está no ponto, espete com um garfo ou um palito, caso saia limpo, o bolo está pronto.

    Quando pronto, aguarde ficar morno para desenformar e só o recheie após 1 hora.

  3. 3

    Para o seu recheio, bata 5 gemas com 1 xícara de açúcar até que mude sua textura e se torne um creme fofo. Adicione 200 g d queijo minas (também pode ser queijo meia cura ou queijo parmesão) e misture. Para não ficar com pedaços de queijo e se obter um recheio liso, bata a mistura do liquidificador até obter essa consistência.

    Bata 250 g de creme de leite fresco numa batedeira até obter o ponto de chantily. Em seguida, despeje o chantily sobre o recheio e misture com uma espátula delicadamente.

    Deixe descansando na geladeira por aproximadamente 1 hora.

  4. 4

    Para montar, divida o bolo em duas partes horizontais e coloque o creme de queijo sobre uma delas. Coloque um dos discos do bolo em cima, de forma que o creme de queijo fique no meio do bolo.

    Em seguida, leve 300g de goiabada em 2/3 de xícara de chá de água ao forno e aguarde até a goiabada derreter e se incorporar à água, ficando com a textura de geleia. Mexa de vez em quando.

    Espalhe a geleia de goiabada por cima e pelas laterais do bolo e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora antes de servir.

    Caso deseje ter pedaços de goiabada na massa do bolo, basta cortar pedaços de goiaba em pequenos cubos e adicionar à massa antes de levá-la ao forno.

Comentários
blog comments powered by Disqus