» Alimentos » Receitas » Bolo simples de chocolate

Bolo simples de chocolate

Galeria
Bolo simples de chocolate

Aprenda a fazer um simples e saboroso bolo de chocolate.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 100 g de manteiga ou margarina
  1. 1

    Ao começar a preparar o bolo, ligue o forno a 200 graus para que ele fique pré-aquecido.

    Separe a clara de 3 ovos e bata numa batedeira até que atinjam o ponto de neve. É importante que as claras não tenham nenhum resquício de gema nelas. Reserve.

  2. 2

    Bata as gemas de 3 ovos, junto com 2 xícaras de açúcar e 100 g de margarina ou manteiga até que se forme um creme claro. Com a batedeira na velocidade mínima, acrescente aos poucos 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de chocolate em pó e 1 xícara de leite, intercalando uns com os outros. Aguarde até a mistura se tornar homogênea.

  3. 3

    Desligue a batedeira e com o auxílio de uma espátula adicione 1 colher de sopa de fermento em pó e as claras em neve feitas previamente. Misture até incorporar.

    Unte uma forma com manteiga ou margarina e farinha de trigo e jogue o excesso fora. Despeje a massa sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos. Jamais abra o forno antes dos iniciais 30 minutos, pois ele poderá não crescer e ficar solado graças ao ar que entrará. Para saber se está no ponto, fure o bolo com um palito ou um garfo e se ele saírem limpos, significa que o bolo está pronto.

    Quando estiver no ponto, retire do forno e aguarde ficar morno para desenformá-lo.

  4. 4

    Também é possível adaptar essa receita para liquidificador acrescentando ½ xícara de óleo. Os ovos são levados inteiros ao liquidificador e todos os ingredientes líquidos são batidos até que formem uma massa homogênea, seguidos pelo acréscimo dos ingredientes secos, que devem ser batidos também até formarem uma massa homogênea.

    Para dar um toque a mais ao seu bolo, é possível criar uma série de coberturas simples.

    Uma das mais simples e famosa é a cobertura a base de brigadeiro. Misture numa panela um pouco de manteiga, leite condensado e chocolate em pó e leve ao forno até que comece a soltar do fundo da panela. Despeje quente sobre o bolo. Também pode ser adicionado creme de leite ao final do preparo, antes de despejar sobre o bolo.

    Outra cobertura de chocolate é feita com a mistura de manteiga, chocolate em pó, açúcar e leite levados ao forno até ferve e, em seguida, despejado ainda quente sobre o bolo.

Comentários
blog comments powered by Disqus