» Alimentos » Receitas » Bolos decorados

Bolos decorados

Galeria
Bolos decorados

Bolo, além de ser um prato sofisticado e saboroso, é o principal item de festas em geral. Casamento ou aniversário sempre requer um bolo que, além de gostoso, precisa ser bonito e de boa apresentação.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 7 colheres sopa de gordura vegetal hidrogenada
  • 300 g farinha trigo
  • 5 colheres sopa de glucose
  • Pasta americana: 250 ml água
  • 5 g fermento em pó
  • Pão-de-ló: 4 ovos
  • 300 g açúcar
  • 5 colheres sopa de gelatina em pó sem sabor
  • 2 a 3 quilos de açúcar impalpável
  • 200 ml leite
  1. 1

    Para preparar um bolo decorado para festas, primeiro é preciso especificar a decoração. Para casamentos, é possível utilizar a pasta americana, que dá um ar sofisticado, afinal as fotos com os noivos ao redor do bolo ficarão sempre registradas no álbum de casamento.

    Para preparar a pasta americana em casa, comece hidratando a gelatina em um recipiente com água, leve ao banho-maria até dissolver e ficar transparente. Junte a gordura vegetal e a glucose e mexa bem. Retire do fogo e após amornar a massa, despeje-a em uma tigela com 1 kg do açúcar de confeiteiro peneirado, misture e adicione mais açúcar se necessário até atingir o ponto desejado. Quando a massa estiver firme, sove em uma superfície lisa até ficar elástica.

  2. 2

    A pasta americana pode ser tingida utilizando anilina (corante) no tom desejado. Importante lembrar que o bolo que for aplicar a pasta deve ser o mais seco possível, é possível preparar um pão de ló tradicional e não molhar a massa optando por utilizar um recheio seco como doce de leite em pasta.

    Bolo de festas familiar ou aniversário pode levar o tradicional chantilly ou inovar com confeitos de vários tipos. Atualmente, o importante é deixar a imaginação fluir e montar a cobertura para o bolo bastante personalizada. Prepare o pão-de-ló batendo os ovos com o açúcar na batedeira em velocidade média por 15 min. Acrescente, então, a farinha e o leite e bata, depois espalhe o fermento peneirado sobre a massa e misture suavemente; unte uma assadeira com margarina e farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 a 45 min.

  3. 3

    Após pronta a massa, deixe esfriar e coloque de bruços, para que a superfície do bolo fique lisinha, espalhe sobre ele o chantilly ou chocolate derretido em banho-maria com o creme de leite, e enfeite utilizando nas laterais pedaços de chocolate em barra. Na parte de cima, divida-o em partes (igual pizza) e em cada uma delas espalhe um confeito, como confetes, paçoca, amendoim, granulado, etc. até preencher toda a cobertura, utilize uma fita de seda bem limpa para fazer um laço ao redor do bolo como se estivesse embrulhado para presente.
    Utilizando as dicas de pasta americana ou chantilly, seu bolo ficará certamente lindo e gostoso, pode utilizar várias camadas para deixar o bolo alto ou em degrade para uma apresentação ainda mais bonita, todos irão adorar!

Comentários
blog comments powered by Disqus