» Alimentos » Receitas » Bolsa patchwork passo a passo

Bolsa patchwork passo a passo

Galeria
Bolsa patchwork passo a passo

Os trabalhos feitos em patchwork são verdadeiras obras de arte, ao contrário do que muitos pensam, essa não é apenas uma atividade para passar o tempo, aqueles que desejam se especializar no assunto são considerados artistas. O termo patchwork significa literalmente trabalho com retalhos e esse é justamente a sua base, juntar retalhos e transformá-lo em peças sofisticadas e únicas.

Para fazer essa atividade é necessário possuir pelo menos o mínimo de conhecimento de costura, o que envolve alguns cálculos, além de saber combinar cores e texturas e possuir habilidade com as mãos. Alguns profissionais costumam afirmar que para executar um trabalho perfeito é necessário ir além do básico, é preciso conhecer um pouco sobre decoração e até mesmo arquitetura, pois as peças são projetadas antes mesmos de elas existirem, ou seja, é necessário ter uma visão de como será o resultado final.

Antes o patchwork era visto apenas como uma maneira de usar os pedaços que sobravam dos outros trabalhos, mas ele foi se sofisticando de tal maneira que se tornaram verdadeiros objetos de desejo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Retalhos de tecidos
  • Máquina de costurar
  • linha de costura
  1. 1

    Separe os retalhos que serão utilizados no seu trabalho, eles não precisam ser cortados com o mesmo formato, quanto mais diferenciados eles forem, mais interessante será o resultado. A escolha do tecido vai depender de cada pessoa.

  2. 2

    Costure os tecidos um no outro, escolha um ponto zigzag para fazer essa união, essa espécie de manta serve de base para vários outros trabalhos, como bolsas, cobertas e até mesmo almofadas.

  3. 3

    Corte um tecido liso com o dobro do tamanho da manta feita de patchwork, esse será o forro do seu trabalho.

  4. 4

    Use quantos retalhos desejar, quanto mais tecido, maior será o tamanho da manta. Procure tecidos que tenham harmonia entre eles, as cores precisam ser complementares, ou fazerem algum tipo de contraste, a combinação preto e branco sempre é clássica.

  5. 5

    Costure o forro da manta, sempre costurando pelas laterais, use um ponto normal. No caso das bolsas é necessário costurar os dois lados e escolher uma alça que combine com as outras cores do tecido.

  6. 6

    Use um pedaço de E.V.A para forrar os tecidos mis finos como a seda. Escolha uma linha que seja neutra para que possa combinar com todos os tecidos escolhidos. O forro não precisa combinar com todo o resto, pois ele não irá ficar evidente. No caso das bolsas muitas artesãs costumam usar um forro estampado ou com uma cor forte, essa técnica é usada, inclusive, pelas grandes marcas de moda.

Comentários
blog comments powered by Disqus